Resumo

Introdução: Na prática desportiva, os aspectos motivacionais são estabelecidos como um dos principais subsídios que incentivam o sujeito à ação. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar os fatores que levam a adesão e ao abandono do desporto escolar por parte de adolescentes. Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de campo, descritivo, analítico de corte transversal, realizada com 367 adolescentes escolares de ambos os sexos da rede pública do município de Juazeiro do Norte. Foi utilizado uma adaptação do questionário de motivos de início, manutenção, mudança e abandono (MIMCA). As análises estatísticas foram conduzidas pelo software estatístico JASP através de análise descritiva. O Teste t foi utilizado para verificar a existência de diferentes fatores motivacionais entre os sexos dos adolescentes. Resultados: Os resultados apontam existir diferenças estatisticamente significativas entre os fatores motivacionais para adesão e abandono da prática desportiva quando comparado entre os sexos. Destacam-se os seguintes fatores: Para adesão à prática desportiva (Superar a mim mesmo; Amadurecer pessoalmente; Se pratica no bairro; Influência dos pais; Poder competir; Porque tenho condições físicas; Por ter amigos que praticam este esporte; Instalações perto de casa; Influência dos irmãos; Manter-me em forma; Divertir-me). Para abandono (Se meus pais não gostassem do meu esporte; Se meu (minha) namoradoa fosse um obstáculo para a prática do meu esporte; Se não me desse bem com o treinador). Conclusão: Conclui-se que adolescentes escolares têm motivações de adesão e de abandono diferentes no que se trata da prática desportiva.

Acessar