Resumo

Objetivo do estudo: Analisar os temas sobre competitividade entre transporte aéreo e trem de alta velocidade, publicados em periódicos internacionais, compreendendo a evolução do número de trabalhos publicados ao longo do tempo e avaliando a abordagem de quais fatores de competitividade influenciam a decisão de passageiros por modais de transporte.
Metodologia/abordagem: Revisão bibliográfica, utilizando o método de análise bibliométrica, de artigos internacionais, através da base de dados Scopus. A aplicação dos resultados se deu com o apontamento dos fatores de competitividade mais estudados ao longo do tempo, apresentados através de tabelas e gráficos.
Originalidade/relevância: O transporte é um componente intrínseco ao turismo, porém, a literatura faz pouca conexão entre ambos, no que tange às análises sobre competitividade. Além disso, há uma lacuna nos estudos nacionais sobre o tema ou que estimulem a produção de pesquisas que tratem do assunto.
Principais resultados: Os fatores mais estudados e que se mostram como influenciadores na escolha do modal são: distância e o acesso aos terminais; frequência das partidas; preço; tempo de viagem; e confiabilidade. Além de outros que não se mostram tão frequentes nos estudos, como questões ambientais, segurança e conforto, mas, é reconhecida uma tendência na abordagem destes fatores.
Contribuições teóricas/metodológicas: (i) apresenta um panorama geral dos temas tratados em publicações internacionais sobre competitividade entre os modais aéreo e ferroviário; (ii) aponta a evolução do número de trabalhos publicados sobre o tema; (iii) indica quais são os oito principais fatores de competitividade entre os modais, abordados nos artigos analisados.

Acessar