Fatores de Escolaridade Associados Ao Desempenho dos Estudantes de Educação Física no Enade
Por José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor), Leandro Araujo de Sousa (Autor), Paulo Henrique Rodrigues da Silva (Autor), Lucas Souza Silva (Autor), Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho (Autor).
Resumo
Apontar os principais fatores associado ao desempenho acadêmico, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, pode contribuir na construção e inovação de políticas públicas educacionais. Dessa forma, o estudo teve como objetivo associar o desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com as variáveis referentes à escolaridade estudantil. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal. Participaram 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) estudantes do curso de licenciatura em Educação Física participantes no ENADE 2017. Para coleta e análise dos dados foram explorados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontaram, dentre outros fatores, um maior desempenho por parte dos estudantes que cursaram a Educação Básica na modalidade de ensino privado, bem como os que cursaram o Ensino Médio na modalidade de Cursos Técnicos Profissionalizantes e que tiveram auxílios de bolsas acadêmicas durante a graduação. Por outro lado, evidenciou-se um menor desempenho pertencem aos estudantes que cursaram a modalidade “Educação de Jovens e Adultos” e/ou Ensino Supletivo, como também os estudantes que afirmaram em apenas assistiam às aulas.
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