Fatores Geradores da Evasão de Clientes em Academias na Zona Oeste do Rj
Por Sergio Ricardo de Oliveira Barros (Autor), Márcia Borges de Albergaria (Autor), Edvaldo de Farias (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: As academias de ginástica e musculação são centros de atividades físicas que realizam prestação de serviços de avaliação, com prescrição e orientação de exercícios físicos, na supervisão de profissionais de educação física, tornando-se uma opção para a população urbana, para aderência ao exercício físico com o intuito de obter melhorias em seu bem-estar geral. Aproximadamente 70% dos clientes saem dos estabelecimentos por estarem insatisfeitos com conduta dos colaboradores, devido à má qualidade dos serviços proporcionada pela academia. Objetivo: Averiguar os motivos de evasão de beneficiários/alunos em academias, a partir de uma pesquisa entre empresas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, através de entrevistas realizadas a partir de um questionário adaptado. Método: Utilizando um instrumento original, sob a forma de questionário, com posterior criação de um instrumento virtual inserido no Google Docs, contendo 33 perguntas objetivas cujas respostas foram estruturadas em escala linear e classificadas em: 1 - muito fraco, 2 - fraco, 3 - razoável, 4 - bom e 5 - excelente. Foram ouvidos ex-clientes 278 dos últimos seis meses. O estudo atendeu as Normas para a Realização de Pesquisa em Seres Humanos, Resolução 466/96, do Conselho Nacional de Saúde de 12/12/2012. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva (valores percentuais e médios). Resultados: A maioria dos ex-clientes (68,4%) eram homens. O maior numero de respondentes freqüentou o estabelecimento pelo tempo de 12 a 24 anos. Os indicadores que mereceram atenção foram que o maior contingente de informantes aferiu nota 3 a relação de aparelhos de musculação e alunos. Outra informação importante relacionava-se a variedade das aulas, onde, 26,3% aferiram nota 3. Paradoxalmente, os respondentes (47,4%) ao final do pós serviço, avaliaram sua satisfação com a academia, com nota 4. Conclusão: O presente estudo, identificou que um cliente ao adquirir um serviço ou produto, espera um retorno positivo e eficaz, e que sua evasão está relacionada aos aparelhos e também a má qualidade de serviços prestada pelas empresas aqui analisadas.