Resumo

Introdução: As academias de ginástica e musculação são centros de atividades físicas que realizam prestação de serviços de avaliação, com prescrição e orientação de exercícios físicos, na supervisão de profissionais de educação física, tornando-se uma opção para a população urbana, para aderência ao exercício físico com o intuito de obter melhorias em seu bem-estar geral. Aproximadamente 70% dos clientes saem dos estabelecimentos por estarem insatisfeitos com conduta dos colaboradores, devido à má qualidade dos serviços proporcionada pela academia. Objetivo: Averiguar os motivos de evasão de beneficiários/alunos em academias, a partir de uma pesquisa entre empresas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, através de entrevistas realizadas a partir de um questionário adaptado. Método: Utilizando um instrumento original, sob a forma de questionário, com posterior criação de um instrumento virtual inserido no Google Docs, contendo 33 perguntas objetivas cujas respostas foram estruturadas em escala linear e classificadas em: 1 - muito fraco, 2 - fraco, 3 - razoável, 4 - bom e 5 - excelente. Foram ouvidos ex-clientes 278 dos últimos seis meses. O estudo atendeu as Normas para a Realização de Pesquisa em Seres Humanos, Resolução 466/96, do Conselho Nacional de Saúde de 12/12/2012. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva (valores percentuais e médios). Resultados: A maioria dos ex-clientes (68,4%) eram homens. O maior numero de respondentes freqüentou o estabelecimento pelo tempo de 12 a 24 anos. Os indicadores que mereceram atenção foram que o maior contingente de informantes aferiu nota 3 a relação de aparelhos de musculação e alunos. Outra informação importante relacionava-se a variedade das aulas, onde, 26,3% aferiram nota 3. Paradoxalmente, os respondentes (47,4%) ao final do pós serviço, avaliaram sua satisfação com a academia, com nota 4. Conclusão: O presente estudo, identificou que um cliente ao adquirir um serviço ou produto, espera um retorno positivo e eficaz, e que sua evasão está relacionada aos aparelhos e também a má qualidade de serviços prestada pelas empresas aqui analisadas.

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