Fatores Geradores do Desinteresse dos Alunos do Ensino Médio nas Aulas de Educação Física
Por Mônica da Silveira Torres (Autor), Leonardo Valladão de Araujo Capella (Autor), Sonia Maria Ricette Costa (Autor), Sergio Eduardo Marschhausen Pereira (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A presente pesquisa tem como problema os fatores geradores do desinteresse
pela participação dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física.
Tendo como questões de estudo as causas que influenciam a participação e a
não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física nas
escolas, como os alunos do ensino médio percebem as aulas e como seria uma
aula ideal. A pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores geradores
do desinteresse dos alunos, onde especificamente pretende-se verificar as causas
que influenciam o desinteresse e descobrir por que motivo os alunos possuem
tais pensamentos sobre as aulas de Educação Física. Elaborou-se então uma
pesquisa de campo onde o resultado obtido originou-se de dados obtidos com
alunos do ensino médio e utilizou-se como instrumento um questionário
fechado com 10 questões. Os resultados obtidos sugerem a confirmação da
hipótese de que a falta de conteúdos significativos nas aulas de Educação Física
é fator gerador de desinteresse dos alunos. Conclui-se o trabalho abrindo-se
uma nova questão: como seria uma aula ideal de Educação Física para os alunos
do ensino médio?