Resumo

O objetivo desta revisão foi identificar os fatores individuais e ambientais associados com o uso de bicicleta por adultos. Foram selecionados estudos originais indexados nas bases Lilacs, PubMed, Science Direct e Medline e a busca foi realizada com a combinação dos descritores em inglês estabelecidos pelo Medical Subject Headings (MeSH) e em português pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (ex: “bicycling”, “motor activity”, “transportation”, “leisure activities”, “commuting”). A revisão foi finalizada em agosto de 2011. Vinte e nove estudos publicado em inglês atenderam aos critérios de inclusão e foram identificados 57 fatores potencialmente associados com o uso de bicicleta. Entre os fatores individuais, sexo masculino e prática de atividade física em níveis recomendados (≥150 min/sem) apresentaram associação positiva conclusiva com o uso da bicicleta. Ainda, o trabalho de oito horas e a posse de carro apresentaram associação negativa conclusiva com o desfecho. Entre os fatores ambientais, acesso a ciclovias/ciclofaixas, densidade de ruas, moradia urbana e disponibilidade de bicicleta no ambiente domiciliar apresentaram associação positiva conclusiva com o uso de bicicleta. No entanto, distância para os destinos superiores a quatro km e inclinação das ruas apresentaram associação negativa conclusiva com o desfecho. Estes resultados podem auxiliar na elaboração de políticas públicas com o planejamento de intervenções e benfeitorias que favoreçam o uso de bicicleta pela população.

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