Resumo

O voluntariado em eventos esportivos é uma prática que traz benefícios tanto para os recursos humanos quanto para o funcionamento das entidades organizadoras, acrescentando valor ao evento e à vida dos participantes. A natureza do esporte atrai inúmeros voluntários, motivados por diversas razões que variam conforme as características do evento ou da organização. As motivações dos voluntários podem variar de Expressão de Valores; Patriotismo e Comunidade; Contatos Interpessoais; Orientação de Carreira; Crescimento Pessoal; Recompensas Extrínsecas; e Amor ao Esporte. Cada motivação pode ser diferente de voluntário para voluntário, mas todas podem se complementar e fundam o voluntariado. Diante da diversidade e tamanho dos eventos esportivos é necessário oferecer uma experiência positiva aos atletas/participantes, sendo que os voluntários fazem parte da organização destes eventos. Esta investigação teve como objetivo principal apresentar uma descrição sobre a motivação de voluntários em eventos esportivos no contexto brasileiro. Além de contribuir para a compreensão da organização promotora a perspectiva de que o voluntário é uma necessidade em eventos esportivos, bem como uma possível reflexão e possíveis estratégias para a captação destes recursos humanos. Como metodologia utiliza-se uma abordagem qualitativa descritiva a fim realizar uma análise de conteúdo caracterizando as motivações dos voluntários e apresentando uma reflexão aos gestores para a possibilidade de melhor aproveitar estes recursos humanos. Os resultados revelaram um questionário adaptado e validado para o contexto brasileiro, sendo a possível utilização em futuros estudos. Além disso, a motivação de voluntários em eventos esportivos no Brasil está conectada aos fatores acima mencionados, com exceção as Recompensas Extrínsecas, nossa amostra de 255 voluntários não considerou este fator como importante para ser um voluntário em eventos esportivos. Observa-se uma amostra de homens (55,3%) e mulheres (44,7%), a idade variou de 18 a 73 anos, com média de 34,85 anos. Muitos já foram voluntários em mais de um evento esportivo e participaram de megaeventos e não-megaeventos. Identificamos a influência das motivações, a percepção de valor e o comportamento futuro dos voluntários em eventos esportivos no Brasil. Os resultados revelaram algumas diferenças nas motivações a fim de proporcionar um possível desenvolvimento da gestão esportiva. As motivações dos voluntários influenciaram significativamente os valores simbólicos e utilitários, além de impactarem o comportamento futuro dos mesmos. Este estudo representa um passo relevante para explorar as motivações dos voluntários em eventos esportivos, relacionando-as com diferentes fatores, valores como o utilitário e simbólico, e o comportamento futuro. Este trabalho visa contribuir para a melhoria do voluntariado no Brasil e apresenta implicações importantes tanto no âmbito científico quanto gerencial apontando uma reflexão para os gestores de eventos esportivos.

Acessar