Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os fatores motivacionais referentes à participação nas aulas de educação física entre os escolares do ensino médio. Participaram desta pesquisa 200 adolescentes (feminino 53% e masculino 47%), com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade. Como instrumento de medida utilizou-se o questionário elaborado por KOBAL (1996). Não houve diferenças relativas entre aos gêneros em relação aos itens que compõem as questões relacionadas à motivação extrínseca. No entanto em relação aos itens “Participo das aulas de Educação Física por que”, “Eu gosto das aulas de Educação Física quando” e “Não gosto das aulas de Educação Física quando”, verificou-se diferenças significativas entre os gêneros. Conclui-se que os fatores intrínsecos apresentaram diferenças entre os gêneros. Fato que pode ser justificado pelas características individuais de cada indivíduo e que a variável gênero influencia significativamente nesse fator motivacional. Sugere-se a realização de outros estudos que possam verificar os principais aspectos motivacionais e suas diferenças frente à prática de educação física e, ainda, investigar a associação com outras variáveis como diferentes locais/regiões onde estão inseridas as escolas, diferentes níveis de escolaridade e outras faixas etárias.

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