Fatores Motivacionais Para a Prática de Slackline na Cidade de Divinópolis/mg

Por: Amanda Mayara do Nascimento-cardoso, Diego Catão dos Santos de Santana,, Lua Pablo de Menezes, Mairon Gontijo Silva, e Meire Cláudia dos Santos.

IX Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA - 3º CIAA - Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: Os esportes de aventura fazem cada vez mais parte de nossa cultura, seja na atividade recreativa, seja no segmento esportivo. Adolescentes, jovens e adultos buscam o Slackline como uma prática esportiva e educativa que ganha espaço em nosso país. Porém, em nosso meio acadêmico, ainda existe pouco conhecimento relacionado a essa modalidade. Dessa forma, buscar perscrutar a visão do próprio indivíduo acerca dos elementos persuasivos e motivacionais para a prática regular do slackline pode promover avanços na área. Objetivo: Verificar os fatores motivacionais de praticantes de slackline na cidade de Divinópolis/MG. Metodologia: Fez parte deste estudo uma amostra intencional composta por sete praticantes de slackline, com média de idade de 24 (± 3,5) anos, que responderam ao Inventário de Motivação para a Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF- 54). O inventário avalia seis dimensões associadas à motivação para a realização de atividade física regular. São 54 itens agrupados de seis em seis, na seguinte seqüência: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. Os dados resultantes da aplicação do questionário, como as pontuações das dimensões motivacionais foram apresentados por meio da estatística descritiva, utilizando os valores de média e desvio-padrão. Resultados: Pode-se perceber que as dimensões sociabilidade (33,71; ± 5,05), controle de estresse (33,14; ± 4,14), saúde (28,00; ± 6,05) e prazer (21,87; ± 9,45), são os principais fatores atribuídos pelos idosos como sendo os mais motivadores para a prática do slackline, enquanto que a estética (14; ± 7,95), e a competitividade (8,14; ± 0,37), foram os fatores que apresentaram menor pontuação. Considerações Finais: Os fatores motivacionais de destaque (Sociabilidade, Saúde e Prazer) são classificados como sendo de motivação intrínseca, evidenciando que o Slackline pode contribuir de forma positiva como mais uma opção de atividade física com forte probabilidade dos praticantes persistirem na prática da modalidade. ta Além disso, a investigação e o reconhecimento desses elementos motivacionais se tornam fundamentais, na medida em que podem contribuir para a elaboração de intervenções mais pontuais do profissional atuante neste segmento, de maneira a auxiliá-lo a definir estratégias e metodologias mais eficientes e que atinjam às expectativas de pessoas.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.