Resumo

Este estudo teve como objetivo examinar a percepção dos treinadores brasileiros sobre os aspectos motivacionais e relacionais no contexto do voleibol de elite. Para isso, o primeiro artigo realizou uma revisão sistemática da literatura, nas bases Lilacs, PsycINFO PubMed, Scielo, ScienceDirect, Scopus, SportDiscus e Web of Science, acerca das variáveis psicológicas intervenientes em treinadores de voleibol, no qual 07 estudos atenderam aos critérios de inclusão. Foram encontrados estudos publicados no período de 2001 a 2021, os quais foram agrupados em três categorias de primeira ordem; aspectos motivacionais, aspectos sociais e aspectos psicológicos negativos. O delineamento predominante nos estudos revisados foi o longitudinal e a maior parte das pesquisas foi realizada no continente Europeu. O segundo artigo objetivou compreender, na perspectiva de treinadores brasileiros de voleibol, os aspectos motivacionais e relacionais que alicerçam as interações sociais no esporte de elite. Foram sujeitos da pesquisa 05 treinadores de voleibol (54,2 ±19), do sexo masculino, participantes da Superliga Banco do Brasil de Voleibol 2020/2021. A coleta de dados se deu por de entrevista semiestruturada, elaborada por meio matriz analítica sob suporte do micro teoria das NPB e questões voltadas aos aspectos relacionais com Modelo Integrado 3+’C’s. Para a análise dos dados adotamos a técnica da análise de Conteúdo do tipo categorial. Os resultados apontaram que treinadores aspectos relacionais e motivacionais dos treinadores brasileiros de voleibol potencializam suas relações no esporte, através principalmente dos aspectos afetivos (Proximidade) (respeito e competência), comportamentais (Complementariedade) (paixão e dedicação à formação e empenho), Relacionamento (amizade e cumplicidade), Competência (trabalho e competência) e Autonomia (confiança e equipe).

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