Fatores Que Influenciam o Planejamento das Aulas de Educação Física nas Escolas de Rede Pública no Interior de Goiás
Por Rainner Luis Campos Mourão (Autor), Pâmela Auxiliadora Garção da Silva (Autor), Nayara Costa Araújo (Autor).
Resumo
Introdução: O planejamento de ensino é uma construção orientadora da ação docente, que como processo, organiza e dá direção a prática coerente com os objetivos a que se propõe. Objetivo: investigar como são planejadas as aulas teóricas e práticas de Educação Física nas escolas da rede pública de Aragarças–GO e identificar os fatores que influenciam no processo de ensino aprendizagem. Metodologia: foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, a 10 professores que ministram as aulas de Educação Física em 7 escolas da rede pública da cidade de Aragarças – GO. Foi realizado ainda observações sistemáticas das aulas de Educação Física para observar a interação professor/aluno durantes as aulas. Resultados: 90% dos professores entrevistados afirmaram planejar todas as suas aulas e em relação aos principais fatores que dificultam a elaboração do planejamento escolar nas aulas de Educação Física, 60% dos entrevistados disseram que são a falta de infraestrutura adequada e falta de materiais nas escolas, 10% disseram que a falta de interesse dos alunos e 30% alegaram não ter dificuldades em planejar suas aulas. Nas observações das aulas foi possível identificar ainda outros fatores que dificultam o planejamento do professor e, consequentemente, a aprendizagem de seus alunos: o salário que confere certa desvalorização profissional; as condições de trabalho que dificultam, efetivamente, a execução das tarefas dos docentes; a falta de formação pedagógica e formação docente na área especifica, que dificulta o planejamento, visto que foram observados vários professores formados em outras áreas. Conclusão: desta forma, nota-se a importância de buscar estratégias que minimizem os fatores que influenciam o não planejamento nas aulas de Educação Física