Resumo

O estudo parte de uma reflexão sobre a crise da qualidade da educação no Brasil, levando em consideração a dimensão humana do professor. Procura identificar os principais fatores que levam esta classe de trabalhadores ao estado de desmotivação e, posteriormente, à síndrome de Burnout. Diagnostica a existência de realidades desmotivantes distintas entre professores de diferentes disciplinas. Para tanto, a pesquisa foi realizada com a comparação dos conceitos da base teórica com os dados obtidos pela aplicação de um questionário fechado a 38 professores de educação física da rede municipal da cidade de Praia Grande – SP. Os resultados demonstram correlações das respostas dos entrevistados com a realidade da educação, identificadas nas fontes bibliográficas, traça o perfil do grupo amostral e ratifica que os professores de Educação Física estão cada vez mais inseridos no contexto educacional. Conclui-se que os professores de Educação Física são desmotivados diante de fatores comuns à equipe escolar, identificando que a maior dificuldade enfrentada por estes professores em seu cotidiano é a indisciplina dos alunos. Entende-se que o enfrentamento ao problema detectado gerará experiências e conhecimentos necessários para a reação do professor. 

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