Resumo

O presente estudo investigou como os alunos do 1º segmento do ensino fundamental identificam fatores que proporcionam o sentimento denominado prazer, nas aulas de Educação Física. Para tanto, foram ouvidas cinqüenta vozes diferentes de alunos da classe de alfabetização até a 4a série do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevista semi-estruturada, onde travou-se um diálogo buscando o reconhecimento do prazer através dos discursos dos próprios alunos. Todo o estudo, bem como todo o tratamento a ele dado, foi fundamentado em pressupostos teóricos (ALVES, BYINGTON, CHATEAU, FREIRE, HUIZINGA) que, além de o embasarem, emprestaram-lhe o caráter científico que se fazia necessário para tentar responder os questionamentos. As informações contidas nos depoimentos foram categorizadas pelas séries distintas, após serem analisadas, interpretadas e classificadas. Os resultados obtidos mostram claramente que os alunos identificam o sentimento prazer através do brincar. O brincar aparece denunciado nos discursos de forma bastante diversificada, principalmente no que diz respeito às diferentes séries e que, no seu todo, se mesclaram, dando-nos um panorama harmônico de complementaridade que tão bem caracterizam o ensino fundamental.

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