Fatores relacionados ao suporte social para atividade física de estudantes em uma perspectiva de rede
Por Anelise Reis Gaya (Autor), Adroaldo Cezar Araújo Gaya (Autor), Jorge Mota (Autor), Paulo Felipe Ribeiro Bandeira (Autor), Júlio Brugnara Mello (Autor), Naildo Santos Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 28, n 1, 2023.
Resumo
Este estudo investiga a relação entre suporte social e atividade física moderada-vigorosa, bem como as possíveis relações entre suporte social e nível socioeconômico, gênero e índice de massa corporal. Estudo transversal com amostra não randomizada de 71 escolares (meninos e meninas) de 7 a 12 anos e seus pais ou responsáveis. Apoio social e nível socioeconômico foram avaliados por meio de questionários validados. Medidas de altura e massa corporal foram usadas para a equação do índice de massa corporal. Atividade física moderada- vigorosa foi medida por acelerômetros. As associações entre todas as variáveis foram testadas por uma análise de rede. A atividade física moderada a vigorosa está negativamente correlacionada com o nível socioeconômico, índice de massa corporal e uma questão do questionário de apoio social: “Quantas vezes na última semana você observou seu filho ser fisicamente ativo?”. Observou-se correlação positiva entre atividade física moderada-vigorosa com o gênero e uma questão do questionário de apoio social: “Quantas vezes na última semana você forneceu transporte para a atividade física de seu filho?”. Assim, a atividade física moderada vigorosa tem correlação negativa com o nível socioeconômico, índice de massa corporal e a variável “os pais às vezes observam que seu filho é fisicamente ativo”, e pais que fornecem transporte para a criança praticar atividade física. No futuro, é importante considerar a análise de rede nos estudos de intervenção para promover a atividade física em adolescentes.