Fatores de Rendimento no Primeiro Serviço em Tenistas de Competição

Por: Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho Araújo, Francisco José Ascenso Campos, Juan Pedro Fuentes Garcia, Pedro Cabral Mendes, Rui Manuel Sousa Mendes e Ruperto Antunez Menayo.

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.3 - 2011

Send to Kindle


.Resumo

Este estudo analisou os constrangimentos que influenciam o jogo de tênis e os métodos de treinamento mais valorizados e utilizados pelos treinadores. Para o efeito validou-se um questionário em três línguas: português, inglês e espanhol (estudo piloto). Posteriormente foram inquiridos 140 treinadores de competição. Para a análise dos resultados recorreu-se a uma análise fatorial, que resultou na aceitabilidade de duas estruturas fatoriais: constrangimentos na execução do serviço e meios de treino. Os treinadores consideraram a coordenação, a fadiga central, a autoconfiança, a concentração, o controlo emocional e a motivação como fatores muito importantes no rendimento do primeiro serviço de tênis. Conclui-se que a tendência do treinamento de competição é para a precisão, o jogo condicionado, o treinamento das competências psicológicas na quadra e a potência. Os treinadores sobrevalorizam os fatores intrínsecos em preferência aos extrínsecos e o treinamento é pouco direcionado para a variabilidade motora funcional.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10540/7759

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.