Resumo

Este estudo objetivou favorecer a expressão verbal de um grupo de 04 à 06 anos de uma creche da cidade de Campinas. Inspirada na pesquisa-ação, utilizou-se na primeira fase, a exploratória, a observação participante visando conhecer todos os segmentos da instituição para posteriormente identificar a turma com a qual realizar-se-ia intervenção, na segunda fase da pesquisa. Na fase da intervenção optou-se por trabalhar com a professora da turma do pré A, por sua preocupação com relação a linguagem das crianças e pela boa aceitação demonstrada por ela em relação à intervenção. As atividades da segunda fase foram planejadas e executadas junto com a professora, a monitora e as crianças e compreenderam três momentos: "atividades globais de expressão", representação de estórias e teatro espontâneo. Em "atividades globais de expressão", dividia-se a turma em dois grupos e trabalhava-se separadamente com cada um, realizando brincadeiras que favoreciam a expressão corporal e verbal. Nas representações de estórias, iniciou-se com estórias conhecidas das crianças, tais como: "Branca de Neve", "João e Maria". Trabalhava-se com a turma toda dividida em dois grupos, um era a platéia e o outro a equipe de atores. Representava-se a estória duas vezes, a fim de que os dois grupos pudessem se alternar nas funções de atores e platéia. No momento do teatro espontâneo, realizavam-se brincadeiras infantis, representação de estórias infantis e o teatro espontâneo, inspirado na proposta de Jacob Levy Moreno; buscando-se valorizar, durante as representações e brincadeiras, a espontaneidade infantil. A pesquisa-ação, tal como foi utilizada neste estudo, revelou ser uma abordagem metodológica que facilitou a aproximação e a convivência entre a professora, monitora e pesquisadora, para que juntas pudessem: reverem suas práticas de trabalho, alterarem seus procedimentos e, analisarem os resultados obtidos. Concluindo, neste projeto pretendia-se recuperar a espontaneidade das crianças, e descobrir um caminho para a promoção não somente da expressão verbal mas, também da possibilidade das crianças se expressarem da forma mais confortável para elas, já que o objetivo mais importante era se atingir a auto-expressão.

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