Resumo

Esta dissertação tem como primeiro objetivo ser um registro de um período do desenvolvimento da dança da cidade de Maceió, evidenciado pelo trabalho da dançarina e coreógrafa Telma César. Apresenta uma breve retrospectiva do momento cultural vivido na cidade e seu reflexo no fomento da criação artística a partir da década de 2000 até o presente, trazendo como referência os processos criativos dos espetáculos por ela dirigidos e produzidos. A dissertação é estruturada em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. O primeiro capítulo situa o leitor na expansão do campo da dança cênica do Brasil, enfatizando o histórico dos espaços e das referências em dança na cidade de Maceió. O segundo capítulo descreve a trajetória de Telma César, em seus experimentos, descobertas e identificações, evidenciando suas referências, que mais tarde se relacionam com suas escolhas artísticas de criação. O último capítulo discute sobre a identificação e o desenvolvimento do pensamento contemporâneo de dança nos trabalhos produzidos pela Companhia dos Pés, dirigida por Telma César, pontuando a relação com os espaços arquitetônicos, o hibridismo na relação com as danças populares e a contribuição para a criação de novas tendências em dança na cidade.

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