Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
Por Rogério Cunha Voser (Autor), José C. Moraes (Autor), Manoel Eduardo do Prado Shamah (Autor), Marcos Xavier de Andrade (Autor), Rodrigo Carlet (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 13, n 55, 2021.
Resumo
Introdução e Objetivos: O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão de ensino de técnica e de tática na área dos esportes coletivos. Apresenta-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. Materiais e Métodos: O estudo realizado é do tipo qualitativo, de corte transversal e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada com seis treinadores, que atuam nas categorias de base de dois grandes clubes federados da cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul. através de uma entrevista semiestruturada, abordando cinco questões abertas. Discussão: Após análise das entrevistas, verificou-se que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Sendo que os profissionais entrevistados, a utilização dessa ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequada à faixa etária. Em quase sua totalidade, os entrevistados afirmam que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, no entanto outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. Resultados e Conclusão: O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube em que atuam profissionalmente.