Feiras e Exposições em Esportes, Atividades Físicas e Lazer
Por Teresinha Daninger Isobe (Autor), Ernani Contursi (Autor), Heloisa G. P. Nogueira (Autor).
Parte de Atlas do Esporte no Brasil . páginas 748 - 750
Resumo
As grandes feiras internacionais apareceram na Inglaterra em meados do século XIX como forma de promoção de produtos e imagem de países. O sucesso obtido com as World Fairs inglesas espalhou o modelo e invadiu a Europa, os EUA e o resto do mundo. A idéia dos Jogos Olímpicos, em parte foi inspirada nas feiras internacionais (DaCosta, 2002). Em alguns casos, houve fusão de um evento com outro, como em Paris, em 1900 e em Saint Louis-EUA, em 1904. Até mesmo os Jogos Olímpicos Latino- Americanos de 1922, realizados no Rio de Janeiro – chancelados pelo Comitê Olímpico Internacional – coincidiram com a Feira Internacional que comemorava o Centenário da Independência do país. No Brasil, a primeira grande Feira Internacional aconteceu em 1908, no Rio de Janeiro (Porto Alegre, em 1906, também organizou uma feira internacional, mas de menor porte). No setor esporte, o evento pioneiro foi a Primeira Exposição de Automóveis promovida pelo Automóvel Club do Brasil-ACB, em 1925, realizada no Rio de Janeiro-RJ, no Morro do Castelo (hoje área do centro da cidade), que incluiu uma corrida formalmente organizada. Este evento foi organizado pelo ACB, então uma entidade exclusivamente esportiva, e, como tal, focalizou a promoção ao esporte do automobilismo, com exposição e vendas para este segmento. Na década de 1930, uma lei federal autorizou a abertura das duas primeiras Faculdades de Educação Física no país, nos estados do Espírito Santos e São Paulo. Neste último estado, começou a funcionar, em 1935, a Associação dos Professores de Educação Física de São Paulo-APEF. Neste mesmo ano, esta entidade promoveu a 1a Semana de Educação Física, que tinha por objetivo esclarecer a sociedade sobre a importância da realização de atividades físicas. Na década de 1940, e por quase 40 anos, a APEF realizou, na cidade de Bertioga, cursos de atualização profissional, nos quais se instalou a tradição da comercialização de material didático. Aparentemente este foi o embrião das convenções atuais que montam cursos de atualização profissional, juntamente com feira, programação cientifica, campeonatos, etc.