Fenomenologia e educação física: análise da produção de conhecimento por meio de scoping review
Por Diego Faria de Queiroz (Autor), Tamara Franco Althman de Queiroz (Autor).
Resumo
Este estudo foi fruto da disciplina obrigatória de Epistemologia e Educação Física em um curso de doutorado em Educação Física (EF) em instituição situada no Estado de São Paulo (SP). Após reflexões tecidas no envolto das “origens” epistemológicas que dão “base” na/para EF, um tema de aprofundamento de estudo foi escolhido, sendo o da fenomenologia. A fenomenologia gira em torno da descrição do mundo vivido, das experiências com o mundo, no sentido, mas não uma descrição simplificada e rasa, mas rigorosa e profunda, ou seja, com a volta do mundo vivido, reflexivo e remetido a olhar os fenômenos como eles são, como são assimilados e sensibilizados pelo indivíduo, em busca da essência (MARTINS; BOEMER; FERRAZ, 1990). Embora importante, estudos de Revisão Sistemática (RS) envolvendo fenomenologia e EF não foram encontrados nos dez primeiros resultados listados no buscador Google ®, indicando carência de artigos de RS desta temática. Nos embasando nestes dados, realizamos uma Scoping Review (ScR), que consiste em um mapeamento de temáticas amplas, servindo, em muitos casos, de uma etapa anterior a RS. Pela EF situar-se na área da saúde segundo os critérios adotados pela CAPES (QUEIROZ et al., 2019), a ScR foi realizada na base de dados LILACS, o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe, especializada na área da saúde. Os descritores utilizados para busca dos artigos foram Fenomenologia and Educação Física, entre os dias quinze e dezenove do mês de junho do ano de 2022. No processo de inclusão dos artigos, levando em conta que os debates epistemológicos na EF aconteceram, principalmente, após os anos 2000 (ALMEIDA; BRACHT; VAZ, 2012), um recorte temporal foi estabelecido na busca de estudos publicados nos últimos dez anos, além dos mesmos, obrigatoriamente, estarem disponíveis em texto completo, de acesso gratuito e em língua portuguesa. A leitura primária do título e do resumo também constituiu como crivo na seleção dos artigos, sendo excluído os que não se encaixavam com a temática do presente estudo. Após processo de inclusão e exclusão de artigos, nove estudos compuseram esta ScR.