Integra
Biografia de Fernando de Azevedo
Fernando de Azevedo (1894-1974) foi um educador, professor, administrador, ensaísta e sociólogo brasileiro. Foi um dos expoentes do movimento da Escola Nova. Participou intensamente do processo de formação da universidade brasileira, em busca de uma educação de qualidade.
Fernando de Azevedo nasceu em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1894. Filho de Francisco Eugênio de Azevedo e de Sara Lemos Azevedo cursou o ginasial no Colégio Anchieta em Nova Friburgo.
Estudou letras clássicas, língua e literatura grega e latina e também poética e retórica. Depois de renunciar a vida religiosa formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo e dedicou-se ao magistério.
Entre 1914 e 1917 foi professor substituto de psicologia e latim no Ginásio do Estado de Belo Horizonte. Lecionou latim e literatura na Escola Normal de São Paulo.
Funções públicas e a Escola Nova
Em 1926, Fernando de Azevedo passou a exercer o cargo de diretor geral da Instrução Pública do Rio de Janeiro. Em 1930 participou da criação do Ministério da Educação – na época Ministério da Educação e Saúde.
De 1927 a 1930 iniciou as primeiras reformas da educação brasileira, uma das mais radicais empreendidas até então.
Em 1931, Fernando de Azevedo organizou e dirigiu a Biblioteca Pedagógica Brasileira, da Companhia Editora Nacional, órgão em que permaneceu por mais de 15 anos.
Foi um dos redatores do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, lançado em 1932, que defendia novos ideais de educação e estabelecia diretrizes para uma nova política educacional.