Festivais de jogos tradicionais: ampliando os territórios da educação física
Por Soraia Chung Saura (Autor), Ana Cristina Zimmermann (Autor).
Resumo
Descrever e analisar a experiência com Festivais de Jogos Tradicionais, com atenção às contribuições para a Educação Física e ambientes educativos públicos. Trata-se de um estudo teórico, que considera a análise do referencial produzido acerca dos Jogos Tradicionais bem como experiências com Festivais de Jogos Tradicionais. Metodologia: Os elementos centrais das análises foram organizados em dois subtítulos: Os Jogos Tradicionais no contexto da Educação Física; O Festival: manifestações tradicionais e relações corpo-mundo. O foco das análises está nos elementos provenientes do encontro e possibilidades de agrupamentos diversos, na transformação dos espaços, na provocação material e experiência diversificadas de temporalidade. Resultados e Discussão: Destaca-se que os Festivais de Jogos Tradicionais reproduzem o modelo de festividades comunitárias. Pela diversidade e espontaneidade relacional, na intensa interação com o ambiente, as experiências com o espaço, com colegas e instrumentos permitem a elaboração de uma corporeidade mais integrada à dimensão da presença. Múltiplas possibilidades questionam a organização fragmentada por gênero, idade, tamanho ou outros marcadores tradicionalmente evidenciados nos esportes hegemônicos europeus, bem como na estrutura escolar. Conclusão: O contato com o ambiente gera um acervo cultural cujo imaginário não é específico apenas dessa ou daquela cultura. Trata-se de um saber coletivizado, que se reveste de diferentes roupagens, mas que mantém elementos estruturantes