Festivais ginásticos: escolher, planejar e participar

Parte de GINÁSTICA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Reflexões e encaminhamentos práticos . páginas 198 - 223

Resumo

O esporte como um fenômeno complexo é estudado sob diversas perspectivas e temáticas. Anuímos com Kunz (1994) em que o seu entendimento deveria ser abrangente, isto é, aderir a incorporação do “se movimentar” possibilitando que diversas atividades também pudessem ser vistas como esporte, tornando-o mais praticável e menos excludente. Neste sentido, o esporte deveria viabilizar o movimento para o prazer, para o lúdico, para a superação, afastando-se de uma exclusividade às premissas reguladoras e submissão de códigos gestuais (SOBREIRA; NISTA-PICCOLO; MOREIRA, 2020). É importante ressaltar que não podemos permitir que o esporte seja apenas interpretado pelas questões midiáticas - o que levaria uma perda da identidade educativa (BENTO, 2013). É preciso ser estudado também como instrumento pedagógico, evidenciando as diversas experiências que vão além das modalidades competitivas institucionalizadas e economicamente interessantes perante as mídias sociais.