Resumo

: As vivências práticas dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da graduação sempre foram um desafio, devido à estrutura dos cursos e à disponibilidade dos estudantes. A curricularização da extensão ao longo dos componentes curriculares veio para suprir essa lacuna, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos e experimentem situações reais que promovam seu desenvolvimento profissional e social. Objetivo: Relatar a experiência do Festival de Atletismo como uma ação de curricularização de extensão no curso de Educação Física em uma Faculdade privada/comunitária em Joinville. Desenvolvimento: A ação foi realizada pelos estudantes da primeira fase do curso de Educação Física de 2024, nos componentes de Atletismo I e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão - Cidadania, Civismo e Multiculturalismo. Em Atletismo I, foi abordada a história do atletismo e as provas de pista. No segundo componente, foram discutidos os direitos das crianças à educação, lazer e prática esportiva, a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e sua articulação com diferentes culturas. Com base nesses conhecimentos, os estudantes organizaram um festival de atletismo em uma escola municipal de Joinville, numa manhã de sábado, com duração de três horas. A ação foi gratuita e envolveu 30 alunos de 10 a 12 anos. O evento incluiu contação e encenação de histórias sobre a modalidade, alongamento e estações lúdicas com provas de pista: corrida com barreiras, corrida com obstáculos, corridas rasas e revezamento. Os alunos passaram sete minutos em cada estação. Após uma pausa para lanche, foi realizada uma avaliação do evento, onde todos os participantes relataram satisfação. O evento foi finalizado com um alongamento coletivo como volta à calma. Sugestões: Recomenda-se integrar essa ação com outros componentes curriculares, criando um festival esportivo que envolva outras fases, alcançando assim um maior número de crianças e adolescentes.

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