Resumo

Este trabalho foi impulsionado pelos anseios e inquietações enquanto professor da educação pública básica no interior do estado de Pernambuco, e nas situações de enfrentamento para democratizar e difundir os conhecimentos desenvolvidos por meio da educação física escolar referenciados a partir da concepção crítico superadora e norteada pelos parâmetros curriculares do estado de Pernambuco. O objeto de estudo é a organização dos jogos internos integrados à prática pedagógica em educação física numa perspectiva progressista. Nesse sentido, enfatiza-se uma proposta de festival de cultura corporal como alternativa que supera as formas tradicionais de organização de jogos internos no que se refere ao trato pedagógico. O objetivo foi experimentar uma proposição pedagógica de realização de Jogos Internos integrados a proposta de educação física escolar do estado de Pernambuco. Para tanto se fez necessário: a) identificar quais os aspectos da prática pedagógica da educação física escolar foram desenvolvidos no decorrer do festival de cultura corporal; b) identificar quais aspectos estavam integrados ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a concepção de educação da escola. Do ponto de vista metodológico, recorremos a elementos da pesquisa-ação entendendo-a como uma alternativa à investigação social aplicada em práticas educacionais como uma ação planejada pautada na ação coletiva em função da resolução de problemas ou objetivando transformações de caráter social, educacional, técnico ou outros. O estudo foi realizado por meio de amostragem intencional e utilizados para a produção de dados a observação participante, entrevista coletiva, diário de campo físico e eletrônico, ficha de observação, registro de vídeo e fotográficos, além da execução de grupos focais. Os dados foram organizados conforme especificidade de conteúdo, transcritos para fichas de pontuação classificatória de acordo com as regras estabelecidas e descritos para serem socializados. O festival de jogos da forma como foi construído e vivenciado pode contribuir para materialização da proposta curricular de educação física escolar do ensino médio do estado de Pernambuco, desenvolvendo as expectativas de aprendizagem previstas para o ciclo de escolarização, contemplando vários elementos da cultura corporal e as diferentes dimensões do conteúdo. O protagonismo juvenil, a construção coletiva e os meios tecnológicos demonstraram ser essenciais para a realização do festival de cultura corporal. O festival conseguiu transformar os jogos internos da escola ao integrar-se à prática pedagógica e ao PPP da escola contribuindo no desenvolvimento da concepção de educação a qual a instituição se propõe, o que supera as formas tradicionais de organização dos jogos internos. Ademais, se faz necessário que a produção científica voltada para intervenções pedagógicas busque alternativas de organização para os jogos internos intimamente ligados aos projetos políticos pedagógicos das escolas e que atendam a maioria dos estudantes, buscando superar o caráter estritamente procedimental, excludente e consumista dos jogos internos tradicionais. Bem como o aprofundar a compreensão dos meios tecnológicos, a interdisciplinaridade e a equalização das diferentes manifestações da cultura corporal nesses eventos. Por fim, estamos convencidos de que a alternativa criada atende a maioria dos estudantes e pode ser aplicada em outras realidades.

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