Festival de Dança: Culminância do Processo de Ensino-aprendizagem na Disciplina de Metodologia do Ensino da Dança da UFPE – Relato de Experiência
Por Allan Delmiro Barros (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O conteúdo Dança se faz presente no rol de saberes da Cultura Corporal, articulandose ao componente curricular Educação Física (EF). A disciplina de Dança, no curso de Licenciatura em EF na Universidade Federal de Pernambuco, é nomeada de Metodologia do Ensino da Dança, caracterizada pelas vivências/estudos dos diversos estilos de danças no contexto educacional, pedagógico, social, histórico, cultural, econômico e político, culminando com um Festival de Dança como produto resultante do processo de ensinoaprendizagem (SOUZA JÚNIOR, 2016). Neste relato apresentamos a experiência de culminância deste processo de ensino-aprendizagem por meio de um Festival, intitulado “Era uma vez... as conjunturas sociais”, evidenciando as possibilidades de reflexão críticoeducativas através das linguagens corporais dos discentes.