Resumo

O ensino e a prática do esporte educacional no ambiente escolar vêm atraindo o interesse de pesquisadores brasileiros da área de Educação Física nas últimas décadas. O presente estudo aborda os festivais esportivos como parte desse processo, com foco específico no Festival de Jogos de Toledo – PR, e tem por objetivo analisar o referido festival como evento culminante de um processo de educação por meio do esporte no Ensino Fundamental. As crianças matriculadas no quinto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino constituíram o público alvo do evento estudado, o qual se consolida nos objetivos educacionais e nos conteúdos pedagógicos da disciplina de Educação Física, previstos nas diretrizes pedagógicas estaduais e regionais. Como método, trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como participantes voluntários 30 professores regentes de turma e 22 professores de Educação Física de turmas que participaram do Festival no ano de 2019. Após a participação no Festival, os participantes da pesquisa responderam a um questionário próprio a cada categoria, composto de questões abertas e fechadas. A pesquisa foi autorizada pela Secretaria Municipal de Educação de Toledo – PR e, posteriormente, pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Maringá. Os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os resultados apontaram que os professores de ambos os grupos (Educação Física e regentes de classe) têm dificuldade de planejar em conjunto, mas conforto na interação quanto ao desenvolvimento dos alunos; possuem experiências esportivas diversas na vida discente e docente; apresentam conhecimento consistente sobre as bases do esporte educacional e sua aplicação em competições esportivas; e avaliam positivamente o processo de ensino-aprendizagem e o evento culminante realizados. A absoluta maioria dos professores de Educação Física identificam níveis de aproximação parcial ou integral entre a metodologia utilizada nas aulas da disciplina e as atividades do Festival de Jogos. Como conclusão, o estudo apresenta evidências de que a participação em eventos esportivos escolares pode e deve ser considerada uma oportunidade de formação humana. Nesse sentido, o evento pesquisado apresenta-se como uma competição escolar pautada na formação de valores sociais e na participação democrática a partir do conhecimento adquirido nas aulas de Educação Física, demonstrando, assim, características de um processo de educação por meio do esporte no ambiente escolar, bem como potencial para referenciar iniciativas similares.

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