Festival Nacional de Ginastica do Japão: Panorama Geral e Tipologia das Composições Coreográficas
Por Daniela Bento Soares (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor), Eliana Ayoub (Autor), Elizabeth Paoliello Machado de Souza (Autor), Michele Viviene Carbinatto (Autor).
Resumo
A Ginástica Geral tem na composição de coreografias sua maior forma de socialização do conhecimento. Esta produção é apresentada geralmente em festivais, que possibilitam o encontro entre diferentes grupos e perspectivas de ginástica, além de motivar, incentivar e democratizar essa prática corporal, seja em nível nacional ou internacional. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do Festival Nacional de Ginástica do Japão, realizado em novembro de 2013, bem como uma tipificação das coreografias realizadas no primeiro dia do mesmo. Como resultados, observamos que participaram do festival 140 grupos, 5.500 ginastas e aproximadamente 4.000 espectadores. Todos os grupos interessados podem participar do evento e não há nenhum retorno técnico ou avaliação das composições, embora a participação neste festival seja condição para que o grupo possa ser inscrito em eventos internacionais, como a Gymnaestrada Mundial (World Gymnaestrada – WG). A maioria dos participantes foram mulheres e a faixa etária predominante foi de crianças e adultos. Apenas uma das coreografias utilizou material de grande porte (roda ginástica), prevalecendo mãos livres ou materiais de pequeno porte, como fitas, pompons, halteres ou bastões de madeira. De uma maneira geral, foram observadas coreografias com viés calistênico e elementos de condicionamento físico com movimentos adaptados para demonstração.