Festival Nacional de Ginástica do Japão: Panorama Geral e Tipologia das Composições Coreográficas
Por Daniela Bento Soares (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor), Eliana Ayoub (Autor), Elizabeth Paoliello Machado de Souza (Autor), Michele Viviene Carbinatto (Autor).
Em Conexões v. 13, n 1, 2015. Da página 127 a 143
Resumo
A Ginástica Geral tem na composição de coreografias sua maior forma de socialização do conhecimento. Esta produção é apresentada geralmente em festivais, que possibilitam o encontro entre diferentes grupos e perspectivas de ginástica, além de incentivar e democratizar essa prática, seja em nível nacional ou internacional. O objetivo deste trabalho é apresentar o Festival Nacional de Ginástica do Japão, realizado em novembro de 2013 em Tóquio, e discutir a tipificação das coreografias realizadas no primeiro dia do evento. Como resultados, observamos que participaram do festival 140 grupos, com 5.500 ginastas e aproximadamente 4.000 espectadores. Todos os grupos interessados podem participar do evento e não há nenhum retorno ou avaliação das composições, embora a participação neste festival seja condição para que o grupo possa ser inscrito em eventos internacionais, como a Gymnaestrada Mundial. A maioria dos participantes foram mulheres com predomínio de crianças e adultos no que diz respeito a faixa etária. Apenas uma das coreografias utilizou material de grande porte (roda ginástica), prevalecendo composições a mãos livres ou com materiais de pequeno porte (fitas, pompons, halteres ou bastões de madeira). Destaca-se ainda, um significativo número de coreografias com elementos corporais típicos da ginástica calistênica e de condicionamento físico, adaptados para a demonstração coletiva