Ficha Antropométrica na Escola: o Que Medir e Para Que Medir?
Por Ilca Maria Saldanha Diniz (Autor), Carmem Cristina Beck (Autor), Marcius de Almeida Gomes (Autor), Édio Luiz Petroski (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 9, n 1, 2007. Da página 107 a -
Resumo
O presente estudo tem como objetivo propor um modelo de Ficha Antropométrica Escolar (FAE), fundamentado nos critérios e protocolos utilizados pela antropometria. Este modelo buscou responder a questionamentos como: o que e para que medir, visando contribuir para a efetivação de uma proposta coerente com as tendências atuais, que visam à educação para a adoção de um estilo de vida saudável. Para a construção deste modelo observou-se o contexto educacional brasileiro, a fim de apresentar alternativas de ampliação e inserção dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A implantação de uma sistemática de avaliação antropométrica na escola é de fundamental importância, pois possibilita o acompanhamento do crescimento e a detecção de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, que tem início em idades cada vez mais precoces. Deste modo, foram abordados tópicos referentes a medidas antropométricas no âmbito escolar; a fundamentação e a proposição de um modelo de FAE; os procedimentos de medidas, interpretações e recomendações. A FAE é destinada aos professores de Educação Física e demais profi ssionais da saúde, pesquisadores e a todos os educadores interessados na promoção de um estilo de vida saudável, com ênfase nos aspectos de crescimento e fatores de risco às doenças relacionadas, principalmente, ao excesso de peso e transtornos alimentares. Acredita-se que o apoio pedagógico das instituições de ensino são fatores determinantes para o sucesso na implantação da FAE, como parte integrante do projeto político pedagógico das escolas.