Resumo

Contexto
O “FIFA 11+” é um programa de prevenção de lesões concebido para atletas de futebol com mais de 14 anos. O uso do FIFA 11+ Kids no futebol foi associado a uma redução do risco geral de lesões em crianças em 48% e de 74% para lesões graves. No entanto, até onde sabemos, uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do FIFA 11+ Kids ainda está faltando. Portanto, uma revisão sistemática foi conduzida para verificar os benefícios do programa “FIFA 11+ KIDS” em crianças que praticam futebol.

Métodos
Esta revisão sistemática foi conduzida de acordo com as recomendações PRISMA e prospectivamente registrada no PROSPERO. A busca eletrônica foi conduzida nas seguintes bases de dados: Web of Science, PubMed, Medline via Ovid, EMBASE e SportDiscuss via EBSCO. As buscas nas bases de dados foram realizadas em janeiro de 2024. Esta revisão incluiu estudos que avaliaram os efeitos do programa “FIFA 11+ KIDS”. Estudos elegíveis tiveram que descrever a implementação do programa e a idade média das crianças.

Resultados
Um total de 11 artigos foram incluídos nesta revisão sistemática de um conjunto de 8513 artigos selecionados em vários bancos de dados. Esses artigos envolveram mais de 10.000 jovens participantes de 8 países, principalmente com idades entre 7 e 14 anos, sendo a maioria atletas de futebol. A qualidade do estudo variou, com quatro categorizados como alta, quatro como boa e três como qualidade razoável. Os objetivos variaram entre os estudos, com quatro focando na eficácia do FIFA 11+ Kids na prevenção de lesões, cinco examinando seu impacto no desempenho e nas habilidades físicas e dois avaliando seus efeitos nas habilidades de foco e atenção das crianças. Notavelmente, os estudos de prevenção de lesões relataram uma redução de cerca de 50% nas lesões gerais e quase 60% nas lesões graves, com uma relação dose-resposta observada com o aumento das sessões semanais. Melhorias significativas foram notadas em testes físicos e funcionais, como o equilíbrio Y, testes de salto e várias habilidades de futebol, juntamente com efeitos positivos no foco e atenção das crianças, conforme indicado por melhorias de 13–18% nas pontuações da Escala de Atenção para Crianças do Ensino Fundamental (ASESC).

Conclusão
O programa de prevenção de lesões FIFA 11+ KIDS parece ser eficaz na redução de lesões em jovens jogadores de futebol. Isso pode influenciar positivamente o desempenho geral do jogador e da equipe e pode apoiar o desenvolvimento de atletas de longo prazo desses jovens atletas. Essas descobertas destacam a importância e a necessidade da prevenção de lesões em jovens atletas.

 

Acessar