Editora Oficina do Texto. Brasil 2012. 144 páginas.

Sobre

Futebol e Física são inseparáveis. Futebol é movimento, mas não um movimento qualquer, desordenado, sem leis. Cada jogador é um criador num cenário com leis predeterminadas. Cada ação do jogador tem sua intenção, que é, em parte, moldada pelas leis (regras) do futebol e pelas leis da natureza. Mas assim como é impossível prever o quadro de um pintor a partir de sua aquarela, a ação de um jogador é, em princípio, também impossível de prever, mesmo com o conhecimento de todas as leis da natureza. Muitos dizem que é isso o que torna o futebol tão apaixonante, e que talvez o futebol brasileiro seja o que mais se aproxima dessa criatividade em campo. Obviamente este livro não tem a mínima intenção de arranhar esse encanto, mesmo porque seria uma tarefa em vão.

Entender a Física do futebol provavelmente não vai fazer ninguém jogar melhor, mas com certeza vai ajudar a compreender um pouco mais esse jogo fascinante. E para quem quer compreender as leis do movimento, estudar a Física do futebol é a maneira mais descontraída de fazê-lo. Este é o objetivo desta obra: mostrar para os boleiros e curiosos da Física, a Física que há no futebol.

O livro não só ensina Física, mas também as próprias regras do futebol e tudo o que nele acontece relacionado à Mecânica. Os conceitos de Mecânica são descritos de forma a cobrir todo o conteúdo normalmente abrangido no currículo de Física do primeiro ano do ensino médio.

A presente obra foi escrita de maneira a descrever em mais detalhes o porquê de certas coisas na Mecânica. Fórmulas matemáticas são utilizadas, mas sempre procuramos mostrar a motivação que existe por detrás delas. Acreditamos que o livro possa ser utilizado de maneira quase autodidata, pela forma como foi desenvolvido.