Flag football na educação física escolar: um relato de experiência
Por Felipe Canan (Autor), Diego Grasel Barbosa (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Yan Carlos Souza da Silva (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência. Dentre essas oportunidades, há o esporte de invasão flag football, o qual é objeto de conhecimento. Objetivo: Relatar uma experiência relativa ao uso do flag football como conteúdo e ferramenta na Educação Física escolar. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de atividade desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas. A atividade focou as dimensões do conhecimento, experimentação, reflexão sobre a ação e construção de valores e o objeto de conhecimento de esportes de invasão, segundo orientações da BNCC. Foi selecionado o flag football, esporte que preza pela ausência de contato físico. A experiência aconteceu em 2024, em uma escola estadual de Manaus-AM, com uma turma do 5° ano durante seis aulas. No período de Observação foi observada baixa participação dos alunos nas atividades. Na Corregência, ao longo de atividades de “pegar”, percebeu-se que muitos alunos utilizavam contato físico excessivo e pernicioso à integridade física dos colegas. Pensou-se no flag football na etapa de Regência, como forma a apresentar aos alunos ao mesmo tempo uma novidade e um esporte dinâmico, mas sem contato físico. As seis aulas foram planejadas e adaptadas ao nível dos alunos, incluindo atividades como barra bandeira invertido, barra bandeira, dono da rua com fita, voltar a meta, batalhão com flag, mini flag e momentos para reflexão sobre valores presentes na prática esportiva (fair play, por exemplo). No início, houve resistência pela novidade. Entretanto, posteriormente os feedbacks foram positivos, com aumento de interesse e participação ativa nas aulas. Sugestões: O uso do flag football em situações semelhantes revela-se uma opção atrativa. Contudo, sugere-se a incorporação de atividades mais direcionadas, interligadas a menos diálogos, porém mais significativos