Flexibilidade em Crianças e Adolescentes Brasileiros: Uma Revisão Sistemática.
Por Kenia Rejane de Oliveira Batista (Autor), Josiene de Oliveira Couto (Autor), Mona Gizelle Dreger de Oliveira (Autor), Roberto Jerônimo dos Santos Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 20, n 4, 2018. Da página 472 a 482
Resumo
A flexibilidade é um componente da aptidão física relacionada à saúde que tem importância relacionada à manutenção da independência funcional e realização das atividades da vida diária. Esta revisão sistemática tem como objetivo analisar a evidência existente na literatura quanto a capacidade física flexibilidade em crianças e adolescentes brasileiros. As buscas foram realizadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Eletronic Library Online, Sportdiscus, através da plataforma EBSCOhost e Pubmed. Rastreou-se 89.553 artigos, dos quais 69.197 foram excluídos por duplicidade, 20.124 pelo título, 160 pelo resumo, 56 após análise integral do artigo e restaram 16 para a análise qualitativa. Destes, a partir da leitura das referências foram identificados 57 títulos parcialmente elegíveis para a revisão, após a aplicação dos critérios de elegibilidade restaram apenas 18 para a análise qualitativa. Dos 34 estudos inclusos para a análise qualitativa, 25 foram excluídos e nove estudos foram incluídos na revisão. Todos os artigos apresentaram delineamento transversal e utilizaram o teste de sentar e alcançar para avaliar a flexibilidade. Ficou evidenciado que: a) a flexibilidade tem sido tratada como coadjuvante nos estudos com crianças e adolescentes; b) embora o sexo feminino tenha valores absolutos de flexibilidade maiores que o sexo oposto, o sexo masculino tem maior frequência de sujeitos que atingem os critérios de classificação de saúde, nesta variável; c) há uma maior prevalência do uso dos padrões de referência do FITNESSGRAM e da PROESP-BR