Flexibilização do plano de aula na aprendizagem e engajamento de pessoas com transtorno do espectro autista Relatando a experiência
Por Júlio César Ramos (Autor), Aline Miranda Strapasson (Autor).
Em ADAPTA a Revista Profissional da SOBAMA v. 15, n 1, 2025.
Resumo
O estudo avaliou um projeto de psicomotricidade com circuitos motores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando promover vínculos, rotinas e autonomia. O objetivo foi analisar o desenvolvimento do plano de aula, bem como investigar a flexibilização do mesmo e suas implicações na aprendizagem e engajamento dos alunos com TEA. Foram observados dois casos: "Enzo", nível de suporte 1, apresentou engajamento e progressos na interação social e "Marcos", nível de suporte 3 , demonstrou resistência às atividades planejadas, destacando a importância de abordagens adaptativas. Os resultados indicaram que estratégias personalizadas, baseadas em interesses e necessidades individuais, podem promover avanços, mas também ressaltaram os desafios para alcançar maior adesão. A necessidade de constante adaptação e flexibilização dos planos de aula e a sensibilidade às características únicas de cada indivíduo foram evidenciadas. Conclui-se que intervenções inclusivas e flexíveis são essenciais para atender às particularidades das pessoas com TEA.