Resumo

As novas tendências ou estratégias metodológicas na Educação Física (EF), bem como as conhecidas como metodologias ativas, têm levado à aplicação de modelos centrados no corpo discente como protagonista e orientados para o desenvolvimento de competências do mesmo. Este visa promover uma participação mais ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho é uma proposta integrativa de aprendizagem baseada em projetos (PBL) e avaliação por rubrica (incluindo co-avaliação) na aplicação do modelo de flipped learning (FL) na aula de EF. Por sua vez, é proposto um modelo de rubrica que abrange tanto os aspectos didáticos, motores e curriculares. Progresso está sendo feito em direção a um processo de avaliação formativa, somativa, participativa, significativa e contínua. O objetivo deste trabalho é marcar algumas linhas gerais que permitem canalizar a elaboração de rubricas de avaliação, as quais, a partir de aspectos curriculares, permitem a sua integração no modelo pedagógico flipped learning, aplicando a metodologia da aprendizagem baseada em projetos, propondo um exemplo ou proposta de intervenção. Esta proposta exemplifica como diferentes estratégias metodológicas podem ser combinadas com o objetivo de aumentar o papel ativo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, desde que adaptadas a cada contexto educacional.

Referências

Allen, D., y Tanner, K. (2006). Rubrics: Tools for making learning goals and evaluation criteria explicit for both teachers and learners. CBE Life Sciences Education, 5(3). https://doi.org/10.1187/cbe.06-06-0168

Bergmann, J., y Sams, A. (2014). Flipped Learning: Gateway to Student Engagement. CEPS Journal: Center for Educational Policy Studies Journal, 7(3). https://urlzs.com/4xEDt

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