Foco de Atenção na Aprendizagem do Golpe de Judô: o Soto Gari
Por Fábio Rodrigo Ferreira Gomes (Autor), Fernando Ikeda Tagusari (Autor), Thiago Augusto Costa de Oliveira (Autor), Frank Shiguemitsu Suzuki (Autor), Cássio de Miranda Meira Júnior (Autor).
Resumo
Tradicionalmente, os professores ensinam os golpes de judô de forma estática com o oponente parado, e a primeira parte do golpe é o kuzushi (desequilíbrio), que é um componente primordial para o sucesso na projeção do oponente. Estudos sobre o kuzushi concluem que essa estratégia não proporciona o desequilíbrio no oponente. O foco de atenção pode afetar o processo de aprendizagem de habilidades motoras, e ao investigar as instruções realizadas nos estudos com Judô, percebe-se várias estratégias de foco de atenção sendo utilizadas concomitantemente. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do foco de atenção interno e externo na aprendizagem do golpe judô o soto gari. Participaram 28 crianças, ambos os sexos, de oito a dez anos, distribuídos em quatro grupos experimentais: GEI – Grupo Estático Foco Interno; GEE – Grupo Estático Foco Externo; GMI – Grupo Movimento Foco Interno; GME – Grupo Movimento Foco Externo. A tarefa foi o golpe de Judô o soto gari. A avaliação foi por meio de vídeo utilizando checklist nas três fases: pré-teste, pós-teste, teste de retenção. Na aprendizagem do golpe de Judô o soto gari, os grupos com foco externo foram superiores aos grupos com foco interno, principalmente quando associado a prática com movimento. Já no kuzushi, nenhum grupo apresentou melhora, especificamente para deixar o oponente desequilibrado. Assim, pode-se concluir que ao utilizar o foco de atenção foi eficiente, mas para a aprendizagem do kuzushi, possivelmente movimentações específicas no processo ensino-aprendizagem, similares a condição de luta, proporcionando assim o desequilíbrio do oponente.