Foco e Escopo: O Que é um Artigo em Educação Física?
Por Alexandre Fernandez Vaz (Autor), Felipe Quintão de Almeida (Autor), Jaison José Bassani (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 38, n 2, 2016. Da página 105 a 106
Resumo
A RBCE se posiciona, há muitos anos, na direção de ser um periódico que se dedica à divulgação do conhecimento em educação física e considera suas mais distintas abordagens e seus mais distintos interesses. Nesse contexto se coloca, entre outras, uma questão. Ela se refere, tecnicamente, a foco e escopo. Dada a amplitude da área, o que pode ser um artigo em educação física? Aquele que é ou poderia ser produzido em um programa de pós-graduação em educação física? Aquele concebido no interior de um interesse pela intervenção pedagógica em que as práticas corporais sejam dominantes, dentro ou fora da escola? Trata-se de possíveis respostas, ainda que certamente insuficientes. Não procuramos, de qualquer forma, uma norma que balizasse em definitivo essa questão. Supomos que, pelo menos às vezes, o debate é mais importante do que o resultado.