Resumo

Estudos têm verificado maiores benefícios à aprendizagem motora através do foco
externo de atenção (efeitos do movimento no ambiente) comparado ao foco interno
(aspectos de controle do movimento). Porém em algum momento da aprendizagem,
o foco interno pode ser relevante, pois está relacionado ao padrão de movimento. O
objetivo deste estudo foi comparar o foco de atenção externo e a combinação foco
externo-interno na aquisição do arremesso de dardo de salão. Participaram deste
estudo vinte universitários inexperientes na tarefa, com idade média 22,3 ± 3,4 anos,
divididos aleatoriamente em dois grupos: foco externo e foco externo-interno. A
tarefa foi arremessar um dardo de salão, em um movimento pendular do braço, a
um alvo posicionado paralelamente ao solo e distante a 2,5 metros do local de
arremesso. O experimento foi dividido em fase de aquisição (100 tentativas) e teste
de retenção (20 tentativas).Antes da fase de aquisição, o grupo foco externo recebeu,
consecutivamente, 10 demonstrações e instruções referentes ao foco externo e a
cada 10 tentativas eles recebiam mais uma demonstração e instruções referentes a
esse foco. Na metade desta fase, esse procedimento foi repetido, seguindo a cada 10
tentativas da segunda metade, recebendo mais uma demonstração e instruções
referentes a esse foco. Para o grupo foco externo-interno, foi mantido o mesmo
procedimento, porém, na metade da fase de aquisição os sujeitos receberam
informações de foco interno. Para os dois grupos, as demonstrações foram através
de vídeo, com um sujeito habilidoso executando a tarefa. Quando o foco de atenção
foi externo, os sujeitos assistiam somente à imagem do deslocamento do dardo até
o alvo, e quando o foco foi interno, assistiam à imagem do padrão do movimento. O
teste de retenção ocorreu 10 minutos após a fase de aquisição, sem informação de
foco de atenção. Na fase de aquisição, foram comparadas as médias e desvios padrão
dos grupos, blocos e interação, através do teste ANOVA two-way (2 grupos x 20
blocos) com medidas repetidas no último fator, assim como no último bloco da fase
de aquisição mais o teste de retenção (2 grupos x 5 blocos). Na média de pontuação
foi encontrada diferença significativa no fator blocos na aquisição [F(19,342)=3,035,
p=0,007], não sendo encontrados outros efeitos significativos. Os resultados
mostraram que houve aprendizagem, porém não foi identificado efeito da variável
independente manipulada na aquisição do arremesso de dardo de salão.

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