Resumo

Folclore e cultura popular são temas de variadas interpretações e significados. Os profissionais de Educação Física com alguma regularidade extraem desse campo cultural conteúdos que favorecem as propostas e objetivos dessa disciplina. Em grande parte, esses profissionais adotam, em sua prática pedagógica, algum dentre os diferentes sentidos que emanam daqueles termos. Podemos crer que, em muitos casos, não há uma consciência sobre a opção de sentido de folclore / cultura popular que esses profissionais fazem. Na medida em que há estreita ligação entre folclore / cultura popular e Educação Física, é importante compreender os sentidos que esses termos apresentam. Assim, a partir da criação do termo folclore em 1846, buscou-se identificar as leituras que se fizeram pela ótica de 14 autores com trabalhos significativos nesse campo teórico. Através da análise do discurso na perspectiva de Orlandi, procuramos relacionar os sentidos que emergiram das produções teóricas analisadas. O estudo estabeleceu uma tensão entre concepções que variam da oposição à similaridade entre os dois termos. Nessa estruturação observou-se uma predominância de duas conformações básicas de sentidos, que se alternaram ao longo do tempo, entre as categorias "tradição" e "dinâmica", com implicações consideráveis no domínio da ação pedagógica. Folclore e cultura popular são temas de variadas interpretações e significados. Os profissionais de Educação Física com alguma regularidade extraem desse campo cultural conteúdos que favorecem as propostas e objetivos dessa disciplina. Em grande parte, esses profissionais adotam, em sua prática pedagógica, algum dentre os diferentes sentidos que emanam daqueles termos. Podemos crer que, em muitos casos, não há uma consciência sobre a opção de sentido de folclore / cultura popular que esses profissionais fazem. Na medida em que há estreita ligação entre folclore / cultura popular e Educação Física, é importante compreender os sentidos que esses termos apresentam. Assim, a partir da criação do termo folclore em 1846, buscou-se identificar as leituras que se fizeram pela ótica de 14 autores com trabalhos significativos nesse campo teórico. Através da análise do discurso na perspectiva de Orlandi, procuramos relacionar os sentidos que emergiram das produções teóricas analisadas. O estudo estabeleceu uma tensão entre concepções que variam da oposição à similaridade entre os dois termos. Nessa estruturação observou-se uma predominância de duas conformações básicas de sentidos, que se alternaram ao longo do tempo, entre as categorias "tradição" e "dinâmica", com implicações consideráveis no domínio da ação pedagógica.

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