Folguedos Juninos: o Ensino da Dança Sob a Perspectiva das Dimensões dos Conteúdos
Por Pollyane Barros Albuquerque Vieira (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 55, 2018. Da página 248 a 257
Resumo
A educação física teve, e ainda tem, uma forte predominância do conteúdo esporte na escola. A partir da década de 1990, surgem novas contribuições na educação física, com novos temas/conteúdos nas aulas. Entretanto, a dança ainda é pouco frequente nas aulas de educação física escolar. O presente relato de experiência tem por objetivo ressignificar a prática pedagógica da dança, numa relação dialógica entre professor e aluno. A análise teve como cenário um Projeto Interdisciplinar onde foram vivenciados dois conteúdos: a quadrilha e o carimbó. Identificamos a ressignificação do conteúdo dança com uma vivência que transcende o “saber fazer”, e uma oportunidade de refletir sobre os aspectos de gênero, sexualidade e diversidade religiosa.
Referências
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