Resumo

A técnica de elaboração de Follow Up é definida como sendo a realização de um
estudo longitudinal, composto por meio de comparação entre diferentes cortes
temporais presentes no universo do estudo (BERKOVITC, 1999; JANE & TOFFLER,
2000; LULLOF, 2002). O Follow Up é usualmente elaborado para conhecer possíveis
problemas e permitir a tomada de decisão em favor de novas orientações institucionais
(SHIBANO, 1990). Com este intuíto e tendo como cenário futuro a reestruturação do
ensino europeu através do que ficou convencionado pelo Tratado de Bolonha,
aplicamos esta técnica num estudo dos 15 anos de funcionamento do curso de Ed.
Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em
Lisboa. Os estudos preliminares foram realizados tendo em vista duas questões
principais: a) a existência de um currículo que permanece inalterado nestes 15 anos
(SACRISTÁN, 1998; SIMÃO e COSTA, 2000; VIDINHA, 2003); b) a relação estabelecida
entre formação e empregabilidade (CORREIA, 1994; GLASMAN, 1998; SPENCE, 1999;
TROTTIER, 2000). Após o tratamento teórico destas questões e realização de entrevistas
semi-estruturadas (SEVERINO, 2000) com diversos actores intervinientes na elaboração
do currículo e implantação do curso, passámos a aplicação de um questionário, cuja
aplicação se deu primeiro na fase do estudo piloto, depois para a amostra oficial.
Esta amostra foi estabelecida sobre um universo de 1.500 alunos, através da
combinação da amostragem estratificada (HILL & HILL, 2005) e estimada através da
análise de potência de COHEN (1998). A análise dos dados recolhidos utilizou o
Statistical Package for the Social Sciences e a leitura dos dados revelou as seguintes
orientações: a) Ao longo dos anos o curriculo do curso de Ed. Física e Desportos é
considerado por seus ex-alunos como sendo bom, para isto apontam como diferencial
de formação da carga horária distribuídas em actividades práticas; b) Que o currículo
deve ser actualizado, tendo em vista a necessidade de dominar novas técnicas
solicitadas pelo mercado de trabalho; c) que o desemprego, sobretudo de jovens
licenciados, é uma realidade que vem se expandindo nos últimos anos, especialmente
no que diz respeito aos cargos em docência. Estas orientações indicam que os novos
currículos devem ser articulados, em sua relação com o mercado de trabalho, tendo
como base a mudança de atitude frente à cultura. Isto é, na construção de um
espaço europeu de ensino a busca de formação e auto-formação.

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