Integra

The Olympic Studies Centre

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI).

Origem: A ideia de criar um Centro de Estudos Olímpicos remonta ao receptor dos Jogos Olímpicos Modernos, Barão Pierre de Coubertin, que disse pouco antes de sua morte: “Eu acredito que a criação de um centro de Estudos Olímpicos ajudaria a preservar e a continuar o meu trabalho mais que qualquer coisa”.

Apresentação: O Centro de Estudos Olímpicos do COI é referência mundial para o conhecimento Olímpico. Por meio de seus programas e serviços, há a promoção de educação, ensino e pesquisa Olímpica. Sua posição privilegiada lhe permite coletar e compartilhar as informações mais atualizadas e precisas sobre o Olimpismo e o Movimento Olímpico.

Público-alvo: Professores, pesquisadores, estudantes e cerca de 50 Centros de Estudos e Pesquisas Olímpicos ao redor do mundo.

Tipos de materiais: Arquivos históricos do COI, publicações oficiais do COI, publicações oficiais dos Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos, além de livros acadêmicos, artigos e revistas.

International Olympic Committee

Instituição responsável: Organização não governamental

Origem: O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado por Pierre de Coubertin oficialmente em 23 de junho de 1894, no mesmo contexto em que foi aprovado o retorno dos Jogos Olímpicos, desta vez na Era Moderna.

Apresentação: Administrar e organizar a legislação sobre os Jogos Olímpicos, além de servir como entidade legal que detém os direitos de autor, marcas registradas e outras propriedades relacionadas com o megaevento. O principal documento que rege as regras que o COI e o Movimento Olímpico como um todo devem seguir é a “Carta Olímpica”.

Público-alvo: Entusiastas dos Jogos Olímpicos, professores, estudantes e pesquisadores e interessados no Movimento Olímpico e sua filosofia.

Tipos de materiais: Arquivos oficiais e exclusivos sobre os Jogos Olímpicos Modernos e da Antiguidade, notícias do Movimento Olímpico, informações oficiais e atualizações sobre as edições dos Jogos Olímpicos. Seu canal oficial para acesso é a Olympic World Library.

The Olympic Studies Centre, CEO-UAB

Instituição responsável: Universitat autònoma de Barcelona

Origem: O CEO-UAB teve em sua origem a busca por pesquisar, documentar, treinar e divulgar informações sobre o Olimpismo e o esporte. O Centro de Estudos Olímpicos tem promovido e participado ativamente como parceiro chave na pesquisa, técnicas pedagógicas e em projetos de transferência de conhecimento em uma plataforma internacional entre os demais centros. O COE-AUB faz parte de uma seleta lista de Centros de Estudos Olímpicos reconhecidos pelo COI, caracterizando-se como um Olympic Studies Corner.

Apresentação: Os projetos de pesquisa realizados pelo CEO-UAB abrangem diversas áreas dentro dos Jogos Olímpicos e do esporte, principalmente do ponto de vista das ciências sociais. Suas principais linhas de pesquisa de longo prazo estão nas áreas de: Comunicação, Esporte e Jogos Olímpicos; o impacto e o legado dos Jogos Olímpicos, em particular de Barcelona 92; bem como a análise do esporte em um contexto multicultural.

Público-alvo: Estudantes, professores e pesquisadores interessados no Movimento Olímpico.

Tipos de materiais: O CEO-UAB lançou um extenso programa de publicações, incluindo livros acadêmicos, anais de conferências, resultados de pesquisas e outros documentos. O Centro ainda organiza seminários, workshops e conferências de divulgação acadêmica, local e internacionalmente, sobre diversos aspectos do esporte e do fenômeno Olímpico. Foi parceiro do COI na organização de simpósios e congressos acadêmicos.

Olympic Channel

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional.

Origem: O presidente do COI, Thomas Bach, que originalmente propôs o conceito de um canal de televisão orientado para as Olimpíadas em 1994, quando era um oficial júnior do COI, afirmou que o serviço seria "o começo de uma nova e empolgante jornada para conectar o público do mundo inteiro com o Movimento Olímpico durante todo ano".

Apresentação: O principal objetivo do canal é manter o interesse, principalmente do público jovem, nos esportes Olímpicos. Tendo em seu catálogo: cobertura de competições dos esportes Olímpicos, bem como programas de formato curto e longo, focados em atletas Olímpicos.

Público-alvo: Pessoas de todas as idades, priorizando ações que potencializem a interação do público jovem, desenvolvendo maior interesse em mais experiências e aprendizagens com o Movimento Olímpico a partir de séries e filmes.

Tipos de materiais: Vídeos de séries e filmes que retratam curiosidades, histórias e bastidores envolvendo esportes e atletas Olímpicos.

Athlete 365

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI).

Origem: Athlete365 é a plataforma digital do COI para atletas Olímpicos e atletas de elite, bem como para aqueles que estão apenas começando a trilhar seu caminho para as vitórias Olímpicas. É uma marca que cuida da jornada dos atletas para os Jogos Olímpicos e sua vida depois. Foi criado por atletas para atletas. O espaço visa fortalecer a confiança mútua entre os atletas e o COI, aumentando seu envolvimento em atividades conjuntas e melhorando suas relações conjuntas. Na plataforma digital Athlete365, os atletas podem se conectar com outros atletas, acessar ofertas exclusivas do COI e seus parceiros, conferir oportunidades de trabalho, saber sobre bolsas para participação nas próximas edições de Olimpíadas e outras informações relacionadas.

Apresentação: O Athlete365 foi projetado para capacitar atletas dentro e fora do campo de jogo, apresentando insights e conselhos de uma equipe de especialistas que estão reunidos para ajudar o público em sua jornada através dos Jogos Olímpicos. O espaço conta com uma ampla seleção de cursos disponíveis e adaptados especificamente para atender às necessidades exclusivas enquanto atleta Olímpico, atleta em formação ou membro da comitiva, em uma perspectiva formativa para o “pós-carreira”. Ao ingressar na Comunidade Athlete365, você pode navegar e obter acesso instantâneo a todos os cursos interativos.

Público-alvo: Pessoas de todas as idades, principalmente atletas, interessados em ampliar os conhecimentos relacionados aos Jogos Olímpicos através de cursos.

Tipos de materiais: Cursos de diferentes assuntos relacionados aos Jogos Olímpicos, os quais contam com a participação de especialistas. Entre as formações educacionais, se encontram gestão de eventos, cursos de idiomas, treinamentos, psicologia, lesões, entre outros.

Paris 2024

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI).

Origem: Canal oficial da 33ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Apresentação: A próxima edição dos Jogos Olímpicos promete algumas novidades em relação às edições anteriores, entre elas mudança na cerimônia de abertura, novos esportes, como o break dance e outras curiosidades culturais. Nessa rede, você poderá encontrar informações atuais sobre tudo que antecede o megaevento.

Público-alvo: Entusiastas de esportes, Jogos Olímpicos e megaeventos

Tipos de materiais: Notícias, informações, atualizações e novidades sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

GPEO PUCRS

Instituição responsável: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Origem: Criado no ano de 2002 a fim de difundir a pesquisa e os Estudos Olímpicos entre os alunos da Universidade, o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS faz parte de uma seleta lista de Centros de Estudos Olímpicos reconhecidos pelo COI, caracterizando-se como um Olympic Studies Corner.

Apresentação: O GPEO PUCRS conta com diferentes linhas de pesquisa relacionadas ao Olimpismo e os Estudos Olímpicos, possibilitando um primeiro contato dos estudantes com iniciação científica e produção avançada por meio da interação entre professores, estudantes de mestrado, doutorado e graduação.

Público-alvo: Professores, estudantes e comunidades acadêmica e profissional interessadas nos Estudos Olímpicos.

Tipos de materiais: Livros, artigos e revistas voltadas para as temáticas dos Estudos Olímpicos e esporte em geral. Além de sua biblioteca física que soma mais de mil obras, também é possível encontrar informações, curiosidades e notícias sobre o Movimento Olímpico em seus canais de comunicação.

Hellenic Olympic Committee

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI).

Origem: O Comitê Olímpico Heleno (COH) foi fundado em Atenas, em 24 de novembro de 1894 (segundo o Calendário Juliano). O objetivo era organizar os primeiros Jogos Olímpicos Modernos em 1896, que aconteceram em Atenas de 25 de março a 3 de abril no Estádio Panathenaiko. Suas atividades seguem vigentes até a atualidade.

Apresentação: O COH tem a missão de difundir o Movimento Olímpico na Grécia, servindo como principal fonte de informação relacionada a Jogos Olímpicos.

Público-alvo: Público grego que acompanha os Jogos Olímpicos e demais interessados na história do megaevento.

Tipos de materiais: Notícias do Movimento Olímpico, curiosidades sobre a presidência do COH, história do COH e coleção digital de toda a trajetória da Grécia nos Jogos Olímpicos.

International Olympic Academy

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI)

Origem: Em 1927, Pierre de Coubertin foi convidado pelo governo grego para receber uma homenagem, em Olímpia, pela iniciativa de recriar os Jogos Olímpicos. Durante o período, conversou com o amigo Ioannis Chrysafis sobre a necessidade de se criar um centro acadêmico de estudos sobre o Movimento Olímpico. Mais tarde, um plano para o estabelecimento do Academia Olímpica internacional (AOI) na Antiga Olímpia é apresentado por Ioannis Ketseas, aluno de Chrysafis e membro do Comitê Olímpico Internacional para a Grécia, e pelo alemão Carl Diem ao Comitê Olímpico Helênico (COH). O plano foi adotado pelo COH e foi oficialmente aprovado pela 38ª Sessão do COI no Cairo.

Apresentação: Busca estudar, enriquecer e promover o Olimpismo e seus valores em relevância internacional com as questões globais atuais de interesse Olímpico, alicerçando seus trabalhos em conformidade com os princípios estabelecidos pelos antigos gregos e os revigorantes do Movimento Olímpico contemporâneo.

Público-alvo: Professores, estudantes e pesquisadores interessados no Movimento Olímpico, sua história e legado.

Tipos de materiais: Programas educacionais, periódicos, informações, livros, notícias, anais das sessões e seminários envolvendo o Movimento Olímpico.

International Pierre de Coubertin Committee

Instituição responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI)

Origem: Em Lausanne, Capital Olímpica, que se deu a iniciativa de criar um comitê internacional para preservar, analisar e divulgar a obra e o pensamento de Pierre de Coubertin. O Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC) foi fundado em 19 de janeiro de 1974.

Apresentação: O CIPC foi fundado para assegurar os ideais de Pierre de Coubertin que fazem parte da filosofia que norteia o Movimento Olímpico moderno, tais como excelência, equidade, participação e paz.

Público-alvo: Interessados no contexto histórico dos Jogos Olímpicos e em seu fundador, Pierre de Coubertin.

Tipos de materiais: Conhecimentos básicos sobre Pierre de Coubertin, informações sobre a forma que as ideias de Coubertin podem ser colocadas em prática em iniciativas educacionais contemporâneas, além de notícias da própria organização.

Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin

Instituição responsável: Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC)

Origem: Foi criado em 2006, tendo sua sede na cidade de João Pessoa na Paraíba, sendo transferida para a Porto Alegre, Rio grande do Sul, em 2008, com sede na PUCRS desde então.

Apresentação: O Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) é uma associação civil sem fins lucrativos e reconhecido pelo CIPC. Desde sua fundação em 2006, tem como finalidades preservar a memória das realizações de Pierre de Coubertin em sua totalidade, identificando as principais linhas do seu pensamento e assegurando sua disseminação internacional, a fim de contribuir para o desenvolvimento humano e buscar soluções para problemas atuais; promover e manter estudos e pesquisas sobre Pierre de Coubertin nas abordagens humanista, pedagógica e social a fim de identificar aspectos morais, cívicos, socioculturais e pedagógicos de suas realizações; coordenar tais estudos e pesquisas confiados aos membros do CBPC, bem como a especialistas externos escolhidos por se destacarem em virtude de sua expertise; contribuir para a adoção de direcionamento e métodos de trabalho em instituições, de acordo com tal proposta, segundo significados Olímpicos vigentes; reconhecer e premiar pessoas e instituições cuja conduta ou atividade melhor representam os ideais de Pierre Coubertin; trabalhar em cooperação e/ou parcerias constituídas com organizações nacionais e internacionais empenhadas em disseminar o Espírito Olímpico e em dar continuidade ao legado de Pierre de Coubertin.

Público-alvo: Interessados na vida e obra de Pierre de Coubertin.

Tipos de materiais: Obras relacionadas a Pierre de Coubertin e ao Olimpismo, curiosidades envolvendo o Movimento Olímpico, linha do tempo mostrando a evolução do CBPC desde sua fundação em 2006 até os dias atuais, notícias semanais envolvendo o Olimpismo e Pierre de Coubertin.

Centro Latinoamericano de Estudios Coubertinianos

Instituição responsável: Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC)

Origem: Lançado no dia 9 de maio de 2020, o Centro Latino-Americano de Estudos Coubertinianos (CLEC) reúne todos os Comitês Nacionais Pierre de Coubertin que existem na América Latina e aqueles que buscam ser reconhecidos.

Apresentação: Seu objetivo é atrair pesquisadores e interessados na "Vida e Obra de Pierre de Coubertin" e promover projetos acadêmicos e transferência de conhecimento educacional em espanhol e português.

Público-Alvo: Pesquisadores, professores, estudantes e interessados no conteúdo envolvendo Pierre de Coubertin.

Materiais publicados: Divulgação de obras e curiosidades envolvendo a figura de Pierre de Coubertin e, consequentemente, o Olimpismo; publicação de notícias envolvendo o Movimento Olímpico, anúncio de eventos que o CLEC participa por meio de seus membros e parcerias com outras instituições.