Resumo

O handebol é influenciado pelas interações entre os jogadores. Nesse contexto, a tomada de decisões resulta de interações de processos cognitivos, como a percepção. Este estudo se refere a uma análise descritiva a partir de um desenho transversal e identificou a perspectiva de treinadores e jogadoras em relação às fontes de percepção para a tomada de decisão e como essas fontes são enfatizadas nos treinamentos. Método: Os dados foram coletados por meio de questionários para treinadores (n=7) e jogadoras (n=19). Utilizou-se da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Resultados e discussão: Com relação às posições ofensivas, identificaram-se diferenças nas opiniões dos treinadores sobre os tipos de percepção mais relevantes para os armadores central/direito/esquerdo (visual), pontas (visual/proprioceptivo) e pivôs (visual/tátil/proprioceptivo). Com relação à opinião das jogadoras, identificaram-se diferenças para os armadores/direita/esquerda (visual/auditiva), pontas (auditiva/proprioceptiva) e pivôs (visual/tátil/proprioceptiva). Os treinadores optaram por estratégias de ensino baseadas no contexto do jogo (situações específicas e jogos modificados) para trabalhar os tipos de percepção. Conclusão: Os treinadores expõem os atletas a diferentes estímulos e situações, e a posição ocupada pelas jogadoras influencia sua percepção e tomada de decisão.

Referências

AFONSO, José; GARGANTA, Júlio; MESQUITA, Isabel. Decision-making in sports: The role of attention, anticipation and memory. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 14, n. 5, p. 592–601, 2012. Available in: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/9vbbRcS3ypCVDNcC4WQRWLN/?lang=en. Access in: 10 mar. 2024.

BEBETSOS, Evangelos; ANTONIOU, Panagiotis; KOULI, Olga; TRIKAS, Georgios. Knowledge and information in prediction of intention to play badminton. Perceptual and Motor Skills, v. 98, n. 3 II, p. 1210–1218, 2004. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15291207/. Access in: 10 mar. 2024.

BUSCÀ, Bernat; RIERA, Joan. Orientación deportiva hacia actividades tácticas. Revista de psicología del deporte, v. 8, n. 2, p. 271–276, 1999. Available in: https://ddd.uab.cat/pub/revpsidep/19885636v8n2/19885636v8n2p271.pdf. Access in: 10 mar. 2024.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179–191, 2013. Available in: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Access in: 10 mar. 2024.

COSTA, José Carlos; GARGANTA, Júlio; FONSECA, Antônio; BOTELHO, Manuel. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 2002, n. 4, p. 7–20, 2002. Available in: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.2_nr.1/02.pdf. Access in: 10 mar. 2024.

DANTAS, Luiz; MANOEL, Edson de Jesus. Conhecimento no desempenho de habilidades motoras: o problema do especialista motor. In: Comportamento motor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

OLIVEIRA, Rita de; DAMISCH, Lysann; HOSSNER, Ernest-Joachim; OUDEJANS, Raôul; RAAB, Markus; VOLZ, Kirsten; WILLIAMS, Mark. The bidirectional links between decision making, perception, and action. In: Progress in Brain Research. [s.l.] Elsevier, 2009. v. 174, p. 85–93. Available in: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0079612309013089#:~:text=Circular%20bidirectional%20arrows%20represent%20the,thus%20represented%20within%20the%20cycles. Access in: 10 mar. 2024.

ELFERINK-GEMSER, Marije; VISSCHER, Chris; LEMMINK, Koen; MULDER, Theo. Relation between multidimensional performance characteristics and level of performance in talented youth field hockey players. Journal of Sports Sciences, v. 22, n. 11–12, p. 1053–1063, 2004. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15801499/. Access in: 10 mar. 2024.

GIL-ARIAS, Alexander; MORENO, Perla; GARCIÁ-MAS, Alex; MORENO, Alberto; GARCIÁ-GONZÁLEZ, Luiz; DEL VILLAR, Fernando. Reasoning and Action: Implementation of a Decision-Making Program in Sport. Spanish Journal of Psychology, v. 19, p. 1–9, 2016. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27644584/. Access in: 10 mar. 2024.

GIL-ARIAS, Alexander; GARCIA-GONZALEZ, Luiz; DELL VILLAR, Fernando A; GALLEGO, Damián Inglesias. Developing sport expertise in youth sport: A decision training program in basketball. PeerJ, v. 2019, n. 8, p. 1–19, 2019. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31423354/. Access in: 10 mar. 2024.

GRECO, Pablo Juan. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Ed. Física e Esporte, v. 20, n. Suplemento n.5, p. 210–212, 2006. Available in: https://www.researchgate.net/publication/283529672_Conhecimento_tatico-tecnico_eixo_pendular_da_acao_tatica_criativa_nos_jogos_esportivos_coletivos. Access in: 10 mar. 2024.

GRECO, Pablo Juan. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: Temas atuais VI - Educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2001. p. 48–72.

GRÉHAIGNE, Jean Francis; GODBOUT, Paul. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, v. 47, n. 4, p. 490–505, 1995. Available in: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.1995.10484171. Access in: 10 mar. 2024.

GRÉHAIGNE, Jean Francis; GODBOUT, Paul; BOUTHIER, Daniel. The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, v. 53, n. 1, p. 59–76, 2001. Available in: https://www.researchgate.net/publication/241733762_The_Teaching_and_Learning_of_Decision_Making_in_Team_Sports. Access in: 10 mar. 2024.

HALOUANI, Jamel; CHTOUROU, Hamdi; GABBETT, Tim; CHAOUACHI, Anis; CHAMARI, Karim. Small-sided games in team sports training: a brief review. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 28, n. 12, p. 3594–3618, 2014. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24918302/. Access in: 10 mar. 2024.

HOHMANN, Tanja; OBELÖER, Hilke; SCHLAPKOHL, Nele; RAAB, Markus. Does training with 3D videos improve decision-making in team invasion sports? Journal of Sports Sciences, 2015. v. 34, n. 8, p. 746-55, 2016. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26207956/#:~:text=The%20results%20of%20Study%201,of%20options%20were%20not%20pronounced. Access in: 10 mar. 2024.

JACOBY, Jacob.; MATELL, Michael. Three-Point Likert Scales Are Good Enough. Journal of Marketing Research, v. 8, n. 4, p. 495–500, 1971. Available in: https://www.jstor.org/stable/3150242. Access in: 10 mar. 2024.

Acessar