Fontes de recursos, engajamento em redes sociais e exposição midiática de equipes participantes da Liga Nacional de Futsal 2021
Por João Paulo Gonçalves da Costa Silva (Autor), Fernando Augusto Starepravo (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 13, n 4, 2023.
Resumo
O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, tanto nas ligas profissionais, quanto na prática amadora do esporte. O estudo objetivou verificar se há relação entre o tipo de clube, fontes de recursos, engajamento em redes sociais e exposição midiática entre as equipes participantes da Liga do ano de 2021. Para tanto utilizou-se da pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo, que se utilizou da análise documental, foram coletados e analisados os seguintes dados: 1) caracterização dos clubes (cidade-sede e população do município); 2) possíveis fontes de renda dos clubes (patrocínios, apoios, programas de associação e venda de produtos) no ano de 2021 apresentadas em seus sites e redes sociais oficiais; 3) número de seguidores nas redes sociais dos clubes (Instagram, Facebook, YouTube e Twitter); 4) quantidade de vezes que os clubes tiveram seus jogos transmitidos e por qual meio. Em relação às características das cidades dos clubes participantes da Liga, são cidades de pequeno porte II 13,04%, médio porte 26,09%, grande porte 47,83% e metrópoles 13,04%. Dentre esses clubes podemos observar três tipos, os específicos, de futebol e socioesportivos, onde clubes socioesportivos e de futebol possuem um menor número de patrocinadores, quando comparados com clubes específicos. Percebemos também o impacto nas redes sociais nas transmissões de TV, onde clubes com maior número de seguidores tiveram mais jogos transmitidos, valorizando a marca do clube o que facilita futuras negociações em busca de patrocínios pela exposição. Neste estudo concluímos que clubes socioesportivos e de futebol possuem menor quantidade de patrocínios, quando comparados aos clubes específicos, como também que clubes com maior número de seguidores nas redes sociais têm mais jogos transmitidos em canais de maior prestígio e alcance, como TVs abertas e fechadas. Contatou-se que assim como no basquete, no futsal clubes com vínculo com o futebol, tem maior número de transmissões sejam elas por meio de TVs, redes sociais e streaming.