Formação Acadêmica e a Percepção da Experiência Desportiva dos Treinadores de Wrestling Brasileiros
Por Tiago Nunes de Aquino (Autor), Felipe do Vabo Macedo (Autor), Antonio Carlos Gomes (Autor), João Paulo Borin (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: No Brasil, o número de adeptos no Wrestling vem crescendo substancialmente, porém, este crescimento não é acompanhado pelas pesquisas científicas e pouco é sabido sobre formação, características e comportamento profissional dos treinadores que atuam em todo país. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi diagnosticar a formação e o perfil profissional do treinador de Wrestling. Metodologia: A pesquisa é definia como descritiva quantitativa, cuja amostra são treinadores de Wrestling, que atuam no Brasil, foi feita por meio de um questionário aplicado em 53 treinadores presentes em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais no período de abril à agosto de 2015, filiados a Confederação Brasileira de Wrestling, por meio e 30 perguntas de múltipla escolha referentes à formação acadêmica e experiência profissional. Os dados obtidos foram analisados no plano descritivo, por meio de medidas e dispersão. Resultados: A partir dos dados coletados os principais resultados apontam para: i) 49% dos treinadores, não têm formação na área da educação física e dos esportes e 26% apresentaram apenas o 2°grau, ii) 71,6% são oriundos de outras modalidades,iii) 56% trabalham com todos os estilos e categorias, iv) 92,4% participam de ao menos uma competição por ano e por fim 71,6% nunca participaram de competições internacionais. Conclusão: Os dados obtidos apontam para reflexões sobre o processo de formação especifica para treinadores de Wrestling, bem como na realização de planejamento e orientação do treinamento, informações importantes para eficiência no sistema de ensino e aprendizagem na formação dos treinadores de Wrestling brasileiros.