Resumo

Na presente pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou analisar os Perfis Profissionais, Objetivos e Fluxos Curriculares especificados nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, na área de Educação Física, das Universidades Públicas Estaduais e Federais do Estado de São Paulo, bem como, averiguar suas articulações e adequações ao Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional. Abordamos as últimas Resoluções da Educação Física no Ensino Superior e conceituações de Projeto Pedagógico de Curso. O método de abordagem é a história do tempo presente. Realizamos pesquisa documental, analisando documentos oficiais. Constatamos limitada oferta de cursos públicos quando comparada as instituições privadas; maior oferta de cursos de bacharelado (formação ampliada e generalizada) nos campos da saúde, do esporte e lazer; cursos definidos especificamente para a formação de professores escolares e descompasso entre os discursos pedagógicos e as estruturas curriculares. Concluímos necessária mudança de mentalidade curricular para se concretizar os discursos pedagógicos dos Cursos.

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