A estrutura curricular dos cursos de graduação em educação física e o campo de atuação no mercado de trabalho: caracterização do perfil dos cursos de licenciatura e bacharelado
Por Bruna Bacelar de Araújo Carvalho (Autor), Guilherme Nunes Pereira (Autor), Alexandre Lima de Araújo Ribeiro (Autor), Paulo Henrique Azevêdo (Autor).
Em 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE
Resumo
Esta pesquisa analisou a estrutura curricular dos cursos de graduação em Educação Física do Distrito Federal e o campo de atuação no mercado de trabalho, buscando caracterizar o perfil dos cursos de licenciatura e bacharelado. O objetivo foi o de investigar se os currículos dos cursos de Educação Física – licenciatura e bacharelado – contemplam em suas ementas as disciplinas relacionadas com a atuação do futuro profissional. Foi um estudo com delineamento transversal de natureza descritiva, sem intervenção na natureza dos dados. Os dados foram coletados nas bases de dados das Universidades e Faculdades de Educação Física do Distrito Federal. Os resultados apontaram que as entidades educacionais formam o profissional tecnicamente, mas não capacitam seus estudantes sobre conteúdos como gestão organizacional, relação interpessoal e social, gestão da carreira profissional, atuação no ambiente de trabalho e desenvolvimento profissional, dentre outros. Concluiuse que os currículos das instituições de educação superior investigadas apontam na direção de uma formação técnica, mas deixa de lado toda a formação sobre as relações interpessoal e social. Contudo, faz-se necessário que essas organizações mantenham seus currículos atualizados no sentido de fazer com que seus egressos possam gerir sua carreira profissional já a partir do primeiro semestre da faculdade.