A estrutura curricular dos cursos de graduação em educação física e o campo de atuação no mercado de trabalho: caracterização do perfil dos cursos de licenciatura e bacharelado

Por: Alexandre Lima de Araújo Ribeiro, Bruna Bacelar de Araújo Carvalho, Guilherme Nunes Pereira e .

9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE

Send to Kindle


.Resumo

Esta pesquisa analisou a estrutura curricular dos cursos de graduação em Educação Física do Distrito Federal e o campo de atuação no mercado de trabalho, buscando caracterizar o perfil dos cursos de licenciatura e bacharelado. O objetivo foi o de investigar se os currículos dos cursos de Educação Física – licenciatura e bacharelado – contemplam em suas ementas as disciplinas relacionadas com a atuação do futuro profissional. Foi um estudo com delineamento transversal de natureza descritiva, sem intervenção na natureza dos dados. Os dados foram coletados nas bases de dados das Universidades e Faculdades de Educação Física do Distrito Federal. Os resultados apontaram que as entidades educacionais formam o profissional tecnicamente, mas não capacitam seus estudantes sobre conteúdos como gestão organizacional, relação interpessoal e social, gestão da carreira profissional, atuação no ambiente de trabalho e desenvolvimento profissional, dentre outros. Concluiuse que os currículos das instituições de educação superior investigadas apontam na direção de uma formação técnica, mas deixa de lado toda a formação sobre as relações interpessoal e social. Contudo, faz-se necessário que essas organizações mantenham seus currículos atualizados no sentido de fazer com que seus egressos possam gerir sua carreira profissional já a partir do primeiro semestre da faculdade. 

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-9a-jornada-internacional-sobre-gestao-do-esporte

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.