Resumo

Inicialmente, pediria um pouco de paciência para alguns colegas que tem acompanhado este meu trabalho sobre "formação e atuação do profissional em educação física escolar", em especial a própria Vera e ao Wagner, componentes desta mesa redonda. Pois, talvez se nós traçássemos um esboço de^ nossas falas de hoje, cada um de nós saberia por onde o outro vai trilhar em sua exposição. Mas, eu vejo que neste momento, talvez pecar pela repetição seja melhor que pecar pela omissão. Então, tentarei trazer para vocês, neste momento de reflexão, os principais problemas que estamos enfrentando ou encontrando na implementação de uma reforma curricular de preparação profissional, ou seja, na preparação do professor de Educação Física. Ontem, ficou bastante claro, em várias falas, as críticas a esse professor que está atuando hoje nas escolas de primeiro e segundo graus. Como fiz na conferência inaugural, deixarei claro que entendo muito bem os problemas que as universidades ou as instituições isoladas enfrentam atualmente. Desde o problema da divisão de poder, interferência do governo nas federais, nas estaduais, o problema de verba das particulares, até essa tentativa de menosprezar a universidade ou solicitar-lhe que mostre a sua competência. Também tenho claro os problemas das greves de professores e funcionários, e esta exposição os leva em consideração; no entanto, não tratarei desses problemas aqui nesta mesa redonda.
 

Acessar Arquivo